Casa de Tijolos / Diego Arraigada Arquitecto

Casa de Tijolos / Diego Arraigada Arquitecto

Casa de Tijolos / Diego Arraigada Arquitecto - Mais Imagens+ 13

Rosario, Argentina
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  240
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AyV Group, Deca, Robert McNeel & Associates
  • Arquiteto Responsável: Diego Arraigada
  • Equipe De Projeto: Diego Arraigada, Pablo Gamba, Lucia Landucci, Maria José Tasada, Delfina Castagnino, Agustina Mendez, Maria Emilia Bertero, Agustin Negri
  • Engenharia: Santiago Landucci, Francisco Landucci
  • Consultores: Estudo de solos: Juan Carlos Bessone
  • Cidade: Rosario
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Gustavo Frittegotto

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um requisito legal na cidade de Rosario que exige a utilização de empenas cegas de alvenaria portante de tijolos até os doze metros de altura é o ponto de partida de um trabalho de pesquisa sobre a alvenaria estrutural e o tijolo comum como unidade construtiva básica. Além disso, a decisão de trabalhar com a alvenaria aparente responde a uma continuidade contextual em relação às construções da cidade, o aproveitamento da maestria alcançada pela mão de obra local na técnica do tijolo aparente e a boa manutenção de suas superfícies no tempo.

© Gustavo Frittegotto
Planta
© Gustavo Frittegotto

O projeto dessa residência urbana em três pavimentos, prioriza uma projeção compacta que deixa a maior quantidade de terreno livre possível, ao mesmo tempo que se adapta a um setor urbano com gabaritos cada vez mais altos. Três paredes perpendiculares à rua são os elementos estruturais que definem duas galerias principais de larguras diferentes, nas quais se alojam os espaços de uso. Uma escada paralela à fachada conecta os três níveis. Paredes de alvenaria aparente perfuradas fecham também a frente e contra-frente da residência. Todas as paredes são monolíticas, com 45 ou 30 cm de espessura, sem isolamento térmico ou de umidade interna ou externamente, atingindo as condições de conforto necessárias graças à massa da parede e uma junta de cimento impermeável. 

© Gustavo Frittegotto

Os locais úmidos foram feitos com os mesmos tijolos esmaltados e os tetos foram feitos como lajes de concreto aparente. Não há na casa nenhuma superfície rebocada ou pintada. Uma série de estudos dos diferentes tipos de uso do tijolo e suas possibilidades de perfuração em relação à lógica estrutural, determinam a adoção da trava inglesa cruzada para todas as empenas cegas e a fachada. A fachada norte foi construída com a menor quantidade de matéria possível para que a parede siga mantendo sua estabilidade portante e permita relacionar melhor o interior com o exterior. Com esse tipo de conformação, as cargas são transmitidas em uma diagonal de aproximadamente 45 graus e sua possibilidade de perfuração máxima é a maior proporção possível (35% transparente, 65% opaco).

© Gustavo Frittegotto

O aparelhamento - entendido como um sistema lógico - é traduzido em um algoritmo modelado digitalmente, que recria as leis do sistema e permite modificar os parâmetros externos variáveis (tais como as dimensões reais do lote e dos tijolos, além das juntas entre eles) para realizar o ajuste final entre o diagrama abstrato e seu local concreto. Não há paredes e janelas, mas uma unidade construtiva mínima que se repete em diversas configurações e se regula de acordo com a necessidade de estabilidade estrutural e passagem de luz. O material é, ao mesmo tempo, estrutura, fechamentos, aberturas, acabamentos e decorações.

© Gustavo Frittegotto
Fachadas e Corte
© Gustavo Frittegotto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Tijolos / Diego Arraigada Arquitecto" [Casa de Ladrillos / Diego Arraigada Arquitecto] 25 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929040/casa-de-tijolos-diego-arraigada-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.