Cidades Educadoras

As cidades brasileiras cresceram mal, mantendo índices precários de saneamento, segurança, habitação. A chamada cidade informal, autoconstruída e carente de toda infraestrutura, ocupa a maior parte do tecido urbano, mas continua invisível e inacessível aos habitantes das zonas centrais, quando não aos gestores e planejadores.

Para analisar essa questão, Insper, Arq. Futuro e Latesfip-USP promovem seminário que explorará a ideia de que a cidade pode ser considerada como uma escola. Uma escola de convivência e trocas simbólicas, o locus fundamental de aprendizagem da experiência pública, lugar formador do sentimento da urbanidade.

Se, nas palavras do economista Edward Glaeser a cidade é “a maior invenção da humanidade”, é preciso admitir que ela foi uma invenção coletiva. Se ela permite o florescimento da cultura, o debate de ideias, o exercício pleno da política e da cidadania é porque representa a realização material de bem comum, e, portanto, a permanência do saber acumulado sobre seus problemas e soluções.

Propomos, então, uma reflexão cruzada entre urbanistas e educadores em torno de uma cidade em aprendizado, o que envolve tanto a consideração curricular e a integração disciplinar de temas urbanísticos quanto o mapeamento e localização dos recursos da malha urbana.

Isso requer um esforço metódico de oferecer ao jovem conhecimento formal e sistematizado sobre o ambiente em que ele vive, ajudando-o a compreender desde os aspectos físicos da cidade até suas regras de governança, e requer, sobretudo, a participação cidadã, ativa e transformadora no contexto de produção e disponibilização de saberes sobre a experiência da cidade.

Confira a programação completa e inscreva-se!

Evento gratuito e sujeito à lotação do espaço.
Informações

Data: 30/11/2019

Horário: 09h00

Local: Auditório Steffi e Max Perlman

Entrada: Rua Uberabinha, s/n

Estacionamento: Rua Uberabinha, s/n – Vila Olímpia

  • Título

    Cidades Educadoras
  • Tipo

    Seminário
  • Organizadores

  • De

    30 de Novembro de 2019 09:00 AM
  • Até

    30 de Novembro de 2019 04:00 PM
  • Onde

    Insper
  • Endereço

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Cidades Educadoras" 20 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928828/cidades-educadoras> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.