Casa Casulo / nea studio

Casa Casulo / nea studio - Mais Imagens+ 34

  • Arquiteta Responsável: Nina Edwards Anker
  • Engenharia Estrutural: Will Laufs, LaufsED
  • Engenharia Mecânica: Jordan Goldman, Zero Energy Design
  • Engenharia Elétrica: Michael Edwards, Avioworks
  • Engenheiros De Som: Charles von Mueffling, Obelisk Consulting
  • Elaboração Projeto: Anna Agoston, Raphael Walter
  • Cidade: New York
Mais informaçõesMenos informações
© Caylon Hackwith

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa com certificação LEED, localizada em Long Island, Nova York, é chamada Casulo porque suas paredes redondas formam um tipo de casulo em direção aos vizinhos do norte e do oeste. Esta metade fechada e arredondada da casa oferece abrigo e privacidade. O outro lado, de vidro e voltado para o sul, recebe a brisa do oceano e as vistas panorâmicas. O revestimento da telha de cedro combina com a paleta de materiais do bairro histórico. Ao se sintonizar com determinadas condições do local e com a ajuda de tecnologias ambientais, como painéis fotovoltaicos, o projeto arquitetônico atende tanto ao meio ambiente quanto ao bem-estar dos moradores.

© Caylon Hackwith
Planta
© Caylon Hackwith

A casa de campo de Long Island, com 4 metros de altura, é dividida em duas partes: o casulo em forma opaca que oferece privacidade, e uma parte transparente e cristalina para permitir vistas sobre a paisagem imperturbável. Sua projeção de 160 m² tem forma de L e é definida pela restrição legal de construir a um raio de 50 metros das zonas úmidas e manter uma distância de 9 metros das propriedades adjacentes. Felizmente, a vista da vegetação em direção ao oceano está voltada para o sul e leste, de modo que a fachada sul de vidro oferece vistas e ganhos passivos de aquecimento.

© Caylon Hackwith

As massas térmicas das grossas paredes norte e oeste, suportadas inteiramente por uma estrutura de madeira, mantêm a umidade afastada e retêm o calor, proporcionando privacidade. As grandes portas de correr ininterruptas conectam os habitantes com os cheiros, sensações e sons do jardim e do oceano à distância. Em uma estrutura que participa da paisagem natural, uma temperatura confortável é alcançada principalmente por meio de estratégias passivas. As portas deslizantes se abrem para captar a brisa predominante do sul do Oceano Atlântico, que tempera o calor nos meses mais quentes. No inverno, a fachada de vidro coleta calor do sol do sul e, no verão, as cortinas internas cortam 50% do ganho de calor solar.

© Caylon Hackwith

A experiência sensual do sol em uma estrutura que é meio opaca e meio exposta guia a estrutura do projeto. Na metade da cabana, cristalina e transparente, a luz solar é filtrada através das aberturas zenitais coloridas translúcidas que direcionam a luz para ser refletida na cisterna de água e entrar pelas fachadas de vidro. As aberturas zenitais acima do corredor dos quartos são baseadas na teoria das cores de Goethe, usada por J.M. William Turner no século XIX.  As cores variam do vermelho, que indica pôr do sol e descanso, acima do quarto principal, ao amarelo profundo, que indica zênite e atividade, mais próximo da sala de estar.

© Caylon Hackwith

Manchas geométricas de luz solar colorida das aberturas zenitais e reflexos de água cintilantes da piscina / cisterna projetam-se na espessa parede posterior branca ovoide, que é perfurada por apenas algumas pequenas janelas. A mudança da luz do dia na tela de projeção redonda se conecta aos ritmos solares ao longo do dia, direcionando a atenção para os biorritmos na passagem dos ciclos sazonais e diurnos, marcando horas através de manchas de luz em movimento lento. Ele serve para servir como uma tela cinematográfica, com sua forma redonda abstraindo o jogo de luz e sombra, revestindo o interior como uma onda do oceano, com a luz atingindo sua superfície.

© Caylon Hackwith

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Casulo / nea studio" [Cocoon House / nea studio] 21 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928824/casa-casulo-nea-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.