Cinecubo IAB "Sessão Para'í"

Cinecubo é o cineclube promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo com o intuito de estimular o diálogo entre linguagens audiovisuais e arquitetônicas e debater olhares sobre a cidade. Toda terceira 3ª feira do mês às 19h30 o Cinecubo exibe filmes seguidos de debate na sede do IABsp. Com curadoria e mediação de Nana Maiolini + Travessia Filmes + convidados, as sessões são gratuitas e abertas ao público em geral.

Para’í conta a história da Pará, uma menina indígena Guarani que, por acaso, encontra um milho guarani tradicional, que nunca viu e se encanta com a beleza das sementes coloridas. Por meio da busca de plantar as sementes de milho, Pará começa a questionar seu lugar no mundo; quem é ela? Por que ela fala português e não a língua indígena guarani? Por que ela é diferente de seus colegas de escola? Por que o pai dela frequenta a igreja cristã? Por que eles moram em uma vila tão perto da cidade?

Pará é uma criança que coloca a ideia de ver nascer a semente de milho. Mesmo com todas as dificuldades, ela encontra dentro de si a força de resistir, semear e crescer.

A história foi desenvolvida ao longo de dois anos através de oficinas com um grupo do povo indígena Guarani-Mbya. O início da história foi criado a partir de um elemento tradicional e maravilhoso: o milho colorido. A partir daí dramaturgia foi desenvolvida incorporando os eventos reais que estavam acontecendo na época em que o roteiro era escrito.

A terra indígena do Jaraguá, onde o filme foi realizado, é a menor terra indígena do Brasil, e fica em São Paulo, a maior cidade da América Latina. As aldeias ficam próximas à área urbana da cidade, um local de imensa vulnerabilidade social. Enquanto o governo nega a demarcação de suas terras, a comunidade permanece numa situação grave de confinamento, o que os impede de plantar e buscar seus remédios sagrados na floresta.

O filme é um instrumento forte na luta pelo território Guarani. Ele fala sobre uma questão social através da poesia do olhar de uma criança. Pará só quer plantar o milho colorido que encontrou. É através desse encantamento que a personagem e o espectador entenderão mais o universo das aldeias e a cultura Guarani. A história é simples e universal, mas a mensagem é profunda, fazendo de Para’í um filme essencial.

___

Para’í |SP|80min|2018

Equipe e elenco
Pará – Monique Ramos Ara Poty Mattos
Silmara – Samara Ramos Ara Poty Mattos
José – Lucas Augusto Martim
Itaju – Regiane Dina de Oliveira Santos
Xamoi – Hortêncio Karai Tataendy
Kerexu – Sônia Barbosa Ara Mirim
Director – Vinicius Toro
Executive Producer – Bruno Cucio
DoP – Cris Lyra
Art Director – Maíra Mesquita
Editor – Victor Fisch

Festivais: Festivais no Exterior: 9 Vittorio Veneto Film Festival (infantil), 67 Mannhein Heidelberg Film Festival (international newcomer discover), CineKid Festival 2018 (Amsterdam), Festival de cine y derechos humanos Barcelona, 34 Festival Internacional de Cine em Guadalajara, 59 Festival Internacional de Cine de Cartagena de Indias, XII Seattle Latino Film Festival.

Prêmios no exterior: 26 International Children Festival, Schwäbisch Gmünd/Stuttgart) – first prize of the critics jury.

Festivais no Brasil: 51 Festival de Cinema de Brasília (abertura da Mostra Territórios Indígenas e Festivalzinho), 20 Festival Internacional do Rio (Mostra Novos Rumos), 9 Festival Pachamama do Acre (Mostra Filmes de Fronteira), 22 Festival de Tiradentes (Cinema na Praça)

Prêmios no Brasil: Melhor filme brasileiro no Festival de Cinema de Alter do Chão; Festival Favera Goiânia 2018 – Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Atriz

Teremos um debate com diretor, equipe do filme e lideranças Guarani após a sessão.

terça-feira
19 de novembro
às 19h30
rua bento freita, 306 – 1º andar
[entrada franca]

realização:
IABsp e Travessia Filmes

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Cinecubo IAB "Sessão Para'í"" 18 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928631/cinecubo-iab-sessao-parai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.