Campus Swatch & Omega / Shigeru Ban Architects

© Didier Boy de la Tour

Campus Swatch & Omega / Shigeru Ban Architects - Mais Imagens+ 7

Mais informaçõesMenos informações
© Didier Boy de la Tour

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo Campus da Swatch & Omega na cidade de Biel, Suíça, é o mais suntuoso projeto construído em estrutura híbrida de madeira por Shigeru Ban e um dos maiores edifícios deste tipo já construído do mundo. Shigeru Ban tornou-se conhecido ao longo dos anos por seu trabalho humanitário, projetando e construído em primeira mão, estruturas temporárias e abrigos emergenciais em zonas afetadas por desastres naturais. Cada dia mais frequentes, tais desastres são um reflexo direto das mudanças climáticas - uma realidade que todos nós devemos encarar tanto em nossa vida cotidiana quanto na forma como construímos nossos edifícios. Isso significa que cada uma de nossas decisões, seja individual seja coletivamente, pode agravar ou minimizar o consumo de energia e as emissões de gases derivados do carbono. Entretanto, a construção civil tal e qual como a conhecemos atualmente, representa uma das maiores ameaças ao futuro e o bem-estar de nosso planeta. No contrafluxo desta inércia a anos, Shigeru Ban defende a utilização de sistemas alternativos de construção como alternativa a um modelo que está se tornando cada dia mais insustentável. Embora a madeira seja um dos mais antigos materiais de construção conhecidos pelo homem, ela é também uma das maiores promessas para o futuro da arquitetura.

© Didier Boy de la Tour

O Campus da Swatch & Omega em Biel é um projeto monumental construído em estrutura híbrida de madeira e está composto por três edifícios: a sede da Swatch - onde encontram-se os escritórios administrativos da Swatch; a fábrica da Omega - onde são fabricados os relógios; e a Cité du Temps - um museu e auditório compartilhados pelas duas marcas agora reunidas sobre um mesmo grupo. Embora sejam três edifícios independentes, eles compartilham de uma mesma linguagem visual, da mesma paleta de materiais e comprometimento com a sustentabilidade. Este Campus integrado é um reflexo da unificação de duas das principais marcas de relógio do mundo, ao mesmo tempo que expressam a individualidade de cada empresa através da singularidade de suas formas arquitetônicas.

© Didier Boy de la Tour

O edifício que abriga a sede da Swatch é divertido, inovador e provocativo. A estrutura de madeira da cobertura é composta por 7.700 peças de madeira, projetadas e pré-fabricadas com o auxílio de um sistema computadorizado, promovendo uma maior eficiência e reduzindo o desperdício no processo de fabricação e construção. Ao final, cada um dos mais de sete mil elementos de madeira foram produzidos com uma precisão de 0,1 mm ou 0,003 polegadas, permitindo um encaixe perfeito no local, agilizando o processo de construção. Por sua parte, a fábrica da Omega é uma construção sóbria, de linhas retas e precisas. Erguido em um canteiro de obras seco e limpo, este edifício é um exemplo sem precedentes de construção estrutura híbrida de madeira. A Cité du Temps, museu que servirá as duas empresas do Grupo Swatch, abrigará um acervo completo de dezoito marcas secundárias das empresas, operando como uma estrutura de conexão entre as duas grandes firmas do grupo. Uma unificação não apenas figurativa, mas literal.

© Didier Boy de la Tour
© Didier Boy de la Tour

Além de todos os benefícios intrínsecos à construção em madeira, o novo Campus da Swatch & Omega conta ainda com uma série de outras estratégias ambientais passivas e ativas. Para minimizar o consumo de energia, os três edifícios contam com sistemas de alta tecnologia para o resfriamento e aquecimento através de painéis radiantes no forro, além de serpentinas de água embutidas nas lajes de concreto tornando dispensável a necessidade de sistemas mecânicos de condicionamento de ar. Sistemas geotérmicos foram utilizados de forma a reduzir drasticamente a quantidade de energia necessária para ambos sistemas  de aquecimento e refrigeração. Somado a isso, as coberturas dos três edifícios encontram-se equipadas com sistemas fotovoltaicos para a captação e produção de energia elétrica renovável. Este conjunto de estratégias visa por fim, minimizar o impacto do edifício, desde a sua construção até a operação e manutenção ao longo de sua vida útil, se firmando finalmente como uma referência para o futuro.

© Didier Boy de la Tour
© Didier Boy de la Tour

Além das características técnicas anteriormente mencionadas, os três edifícios foram concebidos para proporcionar as melhores condições de conforto no ambiente de trabalho, promovendo o bem-estar e produtividade de seus funcionários. Enquanto a maioria dos edifícios construídos em sistemas pré-fabricados possuem uma estética estéril, a Fábrica da Omega é um espaço agradável e aconchegante. Os espaços de socialização e descanso contam com janelas de vidro do piso ao teto, fortalecendo as relações entre interior e exterior. A sede da Swatch, por sua vez, é um edifício amplo e de espaços generosos, onde sempre é possível ter uma ideia clara do todo, promovendo uma sensação de coletividade e solidariedade, além de facilitar a comunicação entre as diferentes equipes. Graças ao alto desempenho acústico do edifício, as áreas de trabalho mantêm níveis mínimos de ruído até mesmo com os escritórios operando com capacidade máxima.

© Didier Boy de la Tour

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Nicolas G. Hayek Str. 1, 2500 Biel, Suíça

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Campus Swatch & Omega / Shigeru Ban Architects" [Swatch and Omega Campus / Shigeru Ban Architects] 17 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928480/campus-swatch-and-omega-shigeru-ban-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.