XLIII Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo

O Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (ENEA) é um projeto da Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA) que acontece anualmente. Nos ENEAs são tratados assuntos sobre a formação em Arquitetura e Urbanismo através de vivências, oficinas, rodas de discussão, mesas plenas, congressos, e outras atividades.

Os ENEAs tem papel fundamental na construção e estruturação do movimento estudantil, além de proporcionar acúmulo de debate e troca de experiências que fortalecem a reflexão acerca das problemáticas que envolvem ensino, pesquisa, extensão e prática profissional.

O ENEA LGNA, acontecerá nas terras de Anita Garibaldi e do boto pesqueiro (Laguna - Santa Catarina) do dia 28 de janeiro a 3 de fevereiro de 2020 abordando a temática TRANSURB NCIA.

trans - para além, através
urbância - relativo à cidade ou ao cidadão

A transurbância é uma prática caminhatória que procura dentro da cidade um espaço de indeterminação. Há espaços que compõem nossa imagem pessoal e pública da cidade; espaços luminosos, estriados, pois, territorializados. Espaços por onde passam nossas vivências cotidianas e nossos estudos acadêmicos; consolidados, enrijecidos. Para além e através desses espaços, a transurbância busca o encontro com o espaço opaco, entre as dobras da cidade. Um espaço liso por onde transitam os nômades.

A caminhada transurbante é uma experiência errática e demanda um caminhante derivante. Solto das referências cartesianas, tornando-se errante e seguindo um caminho inusitado, a cidadã e cidadão colocam-se abertos aos estímulos possíveis. A prática da deriva possibilita que a/o cidadã/o reconstrua sua memória afetiva, seus laços sensíveis com o lugar. O espaço é apropriado de outros modos, e cria-se uma nova consciência sobre a cidade. Dentre as muitas formas de leitura da cidade, a transurbância se constitui como uma leitura democrática e acessível, pois valoriza os conhecimentos reconstruídos mais do que os prévios.

Através da transurbância, o ENEA LGNA se propõe a discutir quatro eixos temáticos: o espaço em foco, à deriva na cidade-documento, o caminho da memória afetiva e o universitário errante

Caderno de Eixos Temáticos: bit.ly/eixostematicos
Caderno de Participante: bit.ly/cadernoparticipante
Edital de delega: bit.ly/editaldelega
Carta política: bit.ly/cartapolitica
Instagram.com/@enealaguna
Facebook.com/enea.laguna.3

  • Título

    XLIII Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo
  • Tipo

    Evento
  • Website

  • Organizadores

    ComOrg ENEA Laguna
  • De

    28 de Janeiro de 2020 09:08 AM
  • Até

    03 de Fevereiro de 2020 09:08 AM
  • Onde

    Laguna, Santa Catarina
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "XLIII Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo " 11 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928172/xliii-encontro-nacional-de-estudantes-de-arquitetura-e-urbanismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.