Casa Ecológica / Dan & Hila Israelevitz Architects

Casa Ecológica / Dan & Hila Israelevitz Architects - Mais Imagens+ 28

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Amit Geron
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  APEX Windows, AutoDesk, Mody, ST-or, Schüller, Tollman’s
© Amit Geron

Descrição enviada pela equipe de projeto. O programa de necessidades apresentado por nossos clientes solicitava uma casa espaçosa, tranquila e acolhedora que, deveria aproveitar ao máximo as vistas para a paisagem verde dos arredores sem abrir mão da privacidade. O resultado disso se materializa em uma impressionante estrutura arquitetônica, um edifício ao mesmo tempo aberto e recolhido, no qual ambas as demandas foram perfeitamente atendidas, permitindo abertura e intimidade através de uma solução arquitetônica integrada. A casa, localizada no extremo norte do estado de Israel, encontra-se implantada em uma propriedade rural de aproximadamente dez mil metros quadrados, dos quais três mil representam o terreno da casa.

© Amit Geron

A propriedade inclui ainda uma quadra de tênis, um jardim e um pomar que parece fundir-se com o paisagem natural das colinas verdes do norte de Israel. A estrutura da casa em forma de L foi concebida para melhor organizar e separar as atividades programáticas da residência. Os grandes e exuberantes jardins que se encaixam entre os volumes da casa funcionam como espaços adicionais para onde o interior pode expandir-se, criando uma interessante relação entre espaços interiores e exteriores. Embora conectadas fisicamente, as duas alas da casa funcionam como duas entidades independentes, expondo os espaços sociais à paisagem, a luz natural e o ar fresco enquanto a área íntima da casa encontra-se mais protegida e reservada.

© Amit Geron

Uma sucessão de pátios interiores permite que a natureza invada sem cerimônia o coração da casa, apresentando soluções integradas de controle de iluminação e temperatura, reduzindo drasticamente o consumo de energia no interior da casa. Por exemplo, os amplos beirais foram projetados para proteger a fachada de vidro da incidência direta dos raios de sol durante os meses mais quente do ano. Além disso, materiais naturais foram utilizados em complemento a estrutura principal da casa em concreto, aço e vidro, criando uma paleta simples e elegante.

© Amit Geron

A horizontalidade do terreno demandava um edifício altamente transparente para que a permeabilidade visual não fosse interrompida, criando um ruído na paisagem natural. Pensando nisso, a estrutura da casa foi concebida a partir de uma laje plana de cobertura e uma estrutura leve e transparente. Na prática, o edifício parece fundir-se com a paisagem, permitindo uma ampla conexão entre o exterior, o interior e através da casa. Sua estrutura em "L" dilui o programa da casa, espalhando-o pelo terreno para que a integração entre arquitetura e paisagem pareça o mais natural possível. Os visitantes são recebidos em um amplo jardim de boas-vindas que nos permite vislumbrar os espaços da casa e a paisagem além dela. Para quem vê a casa a partir da rua, ela se revela como um volume singelo e protegido.

© Amit Geron
Fachadas
© Amit Geron

Funcionalmente, a casa está dividida em duas alas perpendiculares: a primeira, mais aberta, acolhe o programa social do edifício, enquanto a segunda representa a parte mais privada da casa, abrigando os quartos e os espaços mais íntimos e reservados. A maioria dos espaços interiores estão vinculados, direta ou indiretamente, com o espaço exterior e os jardins. É como se o programa do edifício tivesse sido espalhado ao longo do terreno, acolhendo uma série de espaços intermediários que fazem a mediação entre o interior e o exterior, entre arquitetura e paisagem.

© Amit Geron

Cada elemento construtivo foi precisamente planejado e desenhado, resultando em uma construção que manifesta todo o cuidado dos arquitetos com o equilibro perfeito entre o espaço construído e a paisagem natural. Como material dominante em contraposição as maciças lajes de concreto da cobertura, painéis de madeira de teca adicionam um elemento semi-transparente que encontra-se entre a solidez do concreto e a leveza do vidro. Permeando este diálogo, as colunas circulares de aço foram utilizadas para dar apoio à consistente estrutura de cobertura, agregando um interessante elemento compositivo destacado e independente dos demais.

© Amit Geron

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Ecológica / Dan & Hila Israelevitz Architects" [Ecological House / Dan and Hila Israelevitz Architects] 14 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928147/casa-ecologica-dan-and-hila-israelevitz-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.