Casa Ombra / Cadaval & Solà-Morales

Casa Ombra / Cadaval & Solà-Morales - Mais Imagens+ 10

San Pedro Garza García, México
  • Arquitetos: Cadaval & Solà-Morales; Cadaval & Solà-Morales
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  608
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:The Raws
  • Arquitetos Responsáveis: Eduardo Cadaval, Clara Solà-Morales
  • Colaboradores: Teresa Díaz, Berta Marti, Eduardo Alegre
  • Cliente: Sorteos Tec. Instituto Tecnologico de Monterrey
  • Cidade: San Pedro Garza García
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© The Raws

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Ombra é uma casa-pátio: uma residência inscrita dentro de um cubo quase perfeito. Um cubo branco escavado, do qual se subtrai massa para permitir que seja habitado. Varandas, enquadramentos visuais, janelas e um pátio central com pé-direito duplo configuram a gama de estratégias de perfuração que subvertem a pureza de sua geometria. Localizada no município de San Pedro Gaza García, na região metropolitana de Monterrey, a casa se configura ao redor de um pátio central que atua como extensão dos espaços internos.

© The Raws
Plantas
© The Raws

Trata-se de um pátio pergolado, cuja pérgola permite atenuar a alta incidência solar predominante nesta região do norte do México, e além disso ajuda a conter o espaço e dotá-lo de um limite poroso que cria uma sensação de proteção em um espaço interno na parte externa. Recorrendo à tradição medieval europeia, o pavimento principal da casa está um nível acima da rua, o que garante um maior conforto térmico e, sobretudo, privacidade, permitindo criar grandes aberturas mantendo a privacidade perante quem passa na rua.

© The Raws

Nesse pavimento principal estão todos os ambientes de uso comum da casa: salas de estar e jantar, cozinha, copa e sala de televisão, que se organizam ao redor do pátio central e se abrem para ele, construindo uma continuidade entre os cômodos e a piscina que se encontra entre os muros do pátio e é aberta ao jardim adjacente. O pavimento superior é reservado às áreas privadas da casa: três dormitórios e um estúdio, todos abertos através de grandes varandas e janelas às impressionantes vistas da Sierra Madre de Monterrey.

© The Raws

O térreo contém um cinema, área de jogos e os serviços. Apesar de ter uma organização de programa tão elementar eu seus pavimentos, a casa tem uma leitura espacial que se organiza através de um vazio único vertical, construindo um espaço intrincado de vistas cruzadas que transforma o vazio no protagonista do projeto. A casa foi realizada para o SorteoTEC, e todos os benefícios obtidos serão destinados a bolsas de estudo para estudantes com poucos recursos.

© The Raws
Cortes
© The Raws

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Ombra / Cadaval & Solà-Morales" [Casa Ombra / Cadaval & Solà-Morales] 24 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928034/casa-ombra-cadaval-and-sola-morales> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.