Residência Meadow Dance / John Curran Architects

Residência Meadow Dance / John Curran Architects - Mais Imagens+ 13

Ballysheedy Cross, Irlanda
  • Arquitetos: John Curran Architects; John Curran Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  370
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Andrew Campion
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bauder, Parklex Prodema, SIP Energy, STRATA
  • Consultoria Planejamento: Donough McCrann
  • Engenharia: Alan Collins
  • Construção Em Pedra: Donatas Budries, Declan Sommers, John Adams
  • Construção Em Madeira: PARKLEX
  • Construtora : CORCON
  • Cidade: Ballysheedy Cross
  • País: Irlanda
Mais informaçõesMenos informações
© Andrew Campion

Descrição enviada pela equipe de projeto. Dois milênios atrás, os romanos contemplavam a região que atravessava o Canal da Irlanda da Britannia em direção à uma terra que eles chamavam de Hibernia, que significa 'Terra do Inverno'. Os invernos irlandeses são realmente longos, mas a primavera traz cores vibrantes em uma paisagem de colcha de retalhos, o cenário para a Meadow Dance.

© Andrew Campion

Uma caixa de madeira sobre um prado, em uma base de pedra para favorecer as vistas ao pântano - um rico bioclima com córregos cintilantes. Como capturado na animação do filme, as caixas de madeira e pedra trançam juntas para criar um salão pé-direito duplo, captando a luz do sol ao sul.

© Andrew Campion

A Irlanda tem a edificação de pedra no sangue. Esta é uma casa inspirada nos campos circundantes de paredes de pedra seca. Essas estriações artificiais são um registro visível do tempo. Os agricultores locais usaram o que estava disponível e, através de habilidades transmitidas por gerações, foram coletadas pedras de terras aradas em pedreiras locais para demarcar propriedades familiares, subdividindo-se repetidamente ao longo do tempo.

Plantas e cortes

Um pouco mais ao sul está Lough Gur - um lago com uma faixa arqueológica neolítica de 5.000 anos de idade, incluindo um grande círculo de pedras. Os padrões e cores da pedra local são cativantes, e a casa reúne elementos de arenito amarelo ancorados por grandes blocos de calcário cinza. Dormentes recuperados de carvalho criam uma ilha no prado, elevando as pessoas um pouco acima da grama alta.

© Andrew Campion

A caixa de madeira é expressa em fios de carvalho e faia, captando os marrons do pântano, enquanto o amarelo do feno se acumula nos campos no período do verão.

Croqui Conceitual

A sala de estar está no coração da casa onde tudo acontece - onde a família cozinha, come e se aquece. Um ponto focal interessante, e ponto de discussão, é onde o fogão repousa sobre uma base de pedra Liscannor, que é famosa por suas marcações fósseis onduladas deixadas para trás pela vida marinha antiga há cerca de 350 milhões de anos.

© Andrew Campion

A emissão de CO2 e o custo de aquecimento da casa no inverno são bastante reduzidos ao integrar uma tecnologia de recuperação de calor que evita os sistemas convencionais de queima de óleo.

© Andrew Campion

As gramíneas do local oferecem um habitat para aves que nidificam no solo - incluindo faisões selvagens e narcejas, com ambas espécies fazendo uma recuperação vegetal lenta porém constante nos últimos anos. Flores silvestres perenes também ajudam a apoiar insetos polinizadores (um terço das 97 espécies de abelhas selvagens estão em extinção na Irlanda).

© Andrew Campion

Como capturado na fotografia e nos escritos de Thomas Fitzgerald, há uma mágica em observar o baixo sol irlandês com sua tonalidade âmbar projetando longas sombras através das pastagens do outono à primavera. E aqui a casa pode ser vista para estender uma interminável dança de sombras 'Jig & Reel', sendo mais dramática ainda no nascer e no pôr do sol. Meadow Dance oferece uma lufada de ar fresco - um amor pela arquitetura contemporânea realizada em materiais naturais inspirados na maravilhosa paisagem irlandesa.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Meadow Dance / John Curran Architects" [Meadow Dance House / John Curran Architects] 08 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/927781/residencia-meadow-dance-john-curran-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.