Residência Westridge / Miró Rivera Architects

Residência Westridge / Miró Rivera Architects - Mais Imagens+ 9

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  660
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Lutron, AutoDesk, Belfer, Benjamin Moore, Berridge, Caesarstone, Concept Surfaces, Dasal, Dayolite, Delta Light, Duravit, Eureka Lighting, Fleetwood, Grohe, Ikea, Interceramic, KitchenAid, Kohler, Kolbe, Lightolier, +17
  • Arquitetos Responsáveis: Juan Miró, FAIA; Miguel Rivera, FAIA
  • Equipe De Projeto: Ken Jones, AIA; Lilliana Fields; Matthew Helveston
  • Empreiteira: Miró Rivera Architects (MR+)
  • Engenharia: JM Structural Engineering
  • Paisagismo: Environmental Survey Consulting
  • Iluminação: ArcLight Design
  • Cidade: Austin
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de Miró Rivera Architects

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência Westridge representa a intersecção entre um projeto inspirador e uma sustentabilidade excepcional. Construída para uma família de quatro pessoas, o projeto foca em duas estruturas compactas - uma casa principal e um anexo individual com um apartamento de hóspedes - ligadas por uma treliça de vergalhões suspensos em uma curva natural catenária. A casa foi pensada para promover uma vida harmoniosa, com a intenção de criar um espaço onde a interação com o ambiente externo é central na vida cotidiana. Situada na parte mais plana de um terreno inclinado e arborizado, a residência desfruta de luz natural e de uma grande sensação de abertura. Cada espaço foi projetado para ter uma conexão única com a parte de fora: grandes janelas em todos os ambientes, um deck protegido no pavimento superior e um amplo deck externo ladeado pela piscina e pelo gramado.

Cortesia de Miró Rivera Architects

A casa principal contém uma área de estar / jantar / cozinha aberta e uma suíte master no térreo. Portas de correr de altura total na sala de estar aberta e uma lareira suspensa e rotativa permitem que a lateral da casa de frente para o deque seja completamente aberta para o exterior. Uma escada de madeira canária leva ao andar superior, que abriga dois quartos, uma sala de jogos com cozinha compacta, uma pequena sala de mídia, espaço para exercícios / meditação (conversível em outro quarto) e um deque ao ar livre com vista para a paisagem inclinada. Os tetos altos criados pela linha curva do telhado permitiram a adição de um pequeno espaço de loft acessado por uma escada em um dos quartos das crianças.

Corte

A casa de hóspedes anexa representa um modelo para incorporar perfeitamente as unidades de suítes secundárias (ADUs na sigla em inglês para "accessory dwelling units") no planejamento e projeto arquitetônico. O pavimento inferior possui uma garagem ao ar livre, oficina e um espaço de armazenamento. Uma escada de aço com degraus de Ipei leva a um escritório dentro da casa e um apartamento com banheiro e cozinha compacta. O sistema mecânico da unidade é separado da casa principal, permitindo o uso mínimo de energia quando está desocupada. Os dois volumes estão ligados por um deck de Ipei paralelo a uma piscina de 10 metros de comprimento. O "dog trot" resultante que separa as duas estruturas permite vistas que atravessam a casa para a encosta íngrime e arborizada, além de permitir que a família aprecie a vista para a piscina, deck e um pequeno gramado de espécie nativa.

Cortesia de Miró Rivera Architects

As dependências gerais da casa abrangem o recurso mais diferenciado desse projeto: uma cobertura de vergalhão de 1/2 ", espaçados de perto, que dão sombra aos espaços ao ar livre, enquanto visualmente completam as linhas curvas dos telhados das casas principal e de hóspedes. O aço reaparece na churrasqueira embutida e na borda de uma série de estruturas para vegetação que descem até a entrada da garagem e o portão de entrada. A casa está localizada em South Austin, em um terreno de grande declive e densa cobertura arbórea. O longo eixo do projeto acompanha os contornos do lote, permitindo ter uma mínima intervenção na paisagem existente e se valendo de uma fundação profunda para criar um embasamento funcional que é utilizado para armazenamento e como lavanderia. Tomando vantagem de um grande lote, uma trilha de 400 metros desce da casa, passando por uma fonte e piscina de calcário e serpenteando por uma floresta de olmos, pradarias remanescentes e cânions.

Planta - Primeiro Pavimento

Sustentabilidade

Comparada ao padrão energético apresentado por um estudo de caso, a residência utiliza 22% energia anualmente. Um sistema fotovoltaico na cobertura com 6.8 quilowatts gera quase 40% do total de consumo anual energético da casa. A casa faz uso extensivo de iluminação LED de baixa tensão no interior, enquanto as luminárias externas são projetadas para reduzir a poluição luminosa. Um campo de circuito geotérmico composto por cinco poços de 250 pés de profundidade corresponde a cinco toneladas de carga de aquecimento e resfriamento. O deck que liga as duas estruturas oculta cinco tanques de armazenamento de água da chuva de 2.000 galões. A água da chuva coletada é usada para irrigação e para compensar a perda por evaporação sazonal na piscina. Uma abordagem paisagística que utiliza mais de 100 espécies nativas foi escolhida para complementar e enriquecer as espécies nativas da pradaria e da floresta do local de 1,3 acres.

Cortesia de Miró Rivera Architects

Todas as plantas invasoras foram substituídas por espécies nativas, enquanto as comunidades vegetais nativas existentes foram mantidas e aprimoradas. Uma parte significativa do local que se estende de norte a sul descendo da casa é um campo de bio-filtração que naturalmente retém e/ou filtra a água da chuva enquanto envereda em direção a um riacho próximo. Como construtores, os arquitetos trabalharam para desenvolver um plano de gerenciamento de resíduos para tratar do descarte de materiais não utilizados e de qualquer resíduo produzido no local. No final, 83% do peso dos resíduos da construção foram reciclados ou recuperados. Para minimizar o impacto ambiental, foram tomadas medidas para garantir que nenhum material perigoso fosse usado na construção da residência. Todas as tintas para paredes e tetos internos continham 10 g/l ou menos de compostos orgânicos voláteis (COV), e a maioria deles não continha. O isolamento também não possui adição de formaldeído.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Westridge / Miró Rivera Architects" [Westridge Residence / Miró Rivera Architects] 04 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/927661/residencia-westridge-miro-rivera-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.