Congresso e Centro de Exposição / Studio Botter + Studio Bressan

Congresso e Centro de Exposição / Studio Botter + Studio Bressan - Imagem 8 de 22
© Simone Bossi

Congresso e Centro de Exposição / Studio Botter + Studio Bressan - Imagem 2 de 22Congresso e Centro de Exposição / Studio Botter + Studio Bressan - Imagem 3 de 22Congresso e Centro de Exposição / Studio Botter + Studio Bressan - Imagem 4 de 22Congresso e Centro de Exposição / Studio Botter + Studio Bressan - Imagem 5 de 22Congresso e Centro de Exposição / Studio Botter + Studio Bressan - Mais Imagens+ 17

Congresso e Centro de Exposição / Studio Botter + Studio Bressan - Imagem 4 de 22
© Emanuele Bressan

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em uma área verde fora do centro da cidade, em uma paisagem alpina caracterizada por marcas naturais e antrópicas bem reconhecíveis. 

Congresso e Centro de Exposição / Studio Botter + Studio Bressan - Imagem 9 de 22
© Simone Bossi

Apesar de estar localizada fora do assentamento urbano, há uma forte natureza estratégica e está bem conectada à rede pública (escolas, centros de lazer e infraestruturas).

Congresso e Centro de Exposição / Studio Botter + Studio Bressan - Imagem 22 de 22
Área, Diagramas, Planta de Cobertura
Congresso e Centro de Exposição / Studio Botter + Studio Bressan - Imagem 21 de 22
Cortes e Elevações

O edifício abriga várias funções diferentes, como atividades de reunião para a comunidade local, espetáculos e entretenimento. Será utilizado para concertos, apresentações teatrais, convenções, conferências, exposições de arte e outros tipo de mostras.

Congresso e Centro de Exposição / Studio Botter + Studio Bressan - Imagem 2 de 22
© Simone Bossi

O novo projeto analisa a típica morfologia urbana e paisagística de Agordo para criar uma nova linguagem. A estrutura se caracteriza por uma cobertura inclinada repetida que desenha um marco reconhecível através da paisagem, de sul a norte.

Congresso e Centro de Exposição / Studio Botter + Studio Bressan - Imagem 13 de 22
© Simone Bossi

O complexo foi projetado tomando como inspiração as construções típicas dos vales alpinos (tabià), com estrutura de madeira e elementos de reforço transversal. A estrutura de suporte foi concebida em madeira, tanto por uma questão de compatibilidade ambiental, quanto por uma coerência com a tradição da construção alpina da qual se inspira.

Congresso e Centro de Exposição / Studio Botter + Studio Bressan - Imagem 11 de 22
© Simone Bossi

As fachadas norte e oeste foram desenhadas para serem grandes paredes cortina de vidro transparente frente à paisagem, com o objetivo de permitir a contemplação das montanhas a partir da sala principal. As elevações leste e sul são, por sua vez, cegas e orientadas, respectivamente, para uma área verde inclinada e para a baia de desembarque.

Congresso e Centro de Exposição / Studio Botter + Studio Bressan - Imagem 18 de 22
© Simone Bossi

A grande cobertura em balanço sobre as paredes de vidro protege as entradas dos visitantes e a estrutura de madeira em relação aos agentes atmosféricos. Ela também protege a sala principal do sol direto durante o período de verão e permite a entrada de energia solar durante os meses de inverno, afim de reduzir os custos de refrigeração e calefação.

Congresso e Centro de Exposição / Studio Botter + Studio Bressan - Imagem 19 de 22
© Simone Bossi

A trama estrutural é o principal elemento do projeto e define os interiores: uma construção leve, facilmente reconhecível pelo formato da cobertura, a característica mais diferenciada do projeto.

Congresso e Centro de Exposição / Studio Botter + Studio Bressan - Imagem 14 de 22
© Simone Bossi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:32021 Agordo, Belluno, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Congresso e Centro de Exposição / Studio Botter + Studio Bressan" [Congress and Exhibition Center / Studio Botter + Studio Bressan] 25 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/927655/congresso-e-centro-de-exposicao-studio-botter-plus-studio-bressan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.