Imaginação arquitetônica é tema de exposição na Trienal de Arquitetura de Lisboa

Espaço Interior é parte de um projeto de investigação acerca da construção da imaginação arquitetônica. É também o nome de uma das cinco exposições principais da Trienal de Arquitetura de Lisboa deste ano, com curadoria de Mariabruna Fabrizi e Fosco Lucarelli. A mostra se compromete a investigar o espaço entre as realidades interior e exterior, procurando estes momentos nos quais estes dois reinos interagem mais vivamente.

© Fábio Cunha / Trienal de Arquitectura de Lisboa

Espaço Interior considera a imaginação e, precisamente, a imaginação arquitetônica, como um processo crítico que permite a interação entre estes dois reinos e o potencial para um espaço que poderia ser habitado e explorado em si mesmo.

Define-se imaginação como a capacidade organizar, estruturar e traduzir para outras formas a nossa experiência do mundo. Esta experiência pode ser direta ou pode ser mediada pelo encontro entre um tema e imagens. A imaginação é portanto uma capacidade mental estritamente conectada com a racionalidade, e a relação dialética entre dois campos tem sido definida e teorizada por numerosos filósofos e cientistas ao longo dos séculos.

Torre de Babel. Image Cortesia de Trienal de Arquitectura de Lisboa

Através de Espaço Interior, pretende-se vincular a imaginação a uma ideia paralela: a identificação da imaginação enquanto um território imersivo que pode ser experienciado, atravessado e até habitado. A exposição identifica dois movimentos paralelos e estreitamente interconectados que intervêm na construção da imaginação arquitetônica: um coletivo e outro individual, as duas esferas complementando-se uma à outra.

© Fábio Cunha / Trienal de Arquitectura de Lisboa

Uma terceira secção da exposição identifica como a imaginação arquitetônica é capaz de nutrir outras disciplinas: da arte aos videogames, realidade virtual, livros de banda desenhadas e investigações forenses.

© Fábio Cunha / Trienal de Arquitectura de Lisboa

Espaço Interior

Curadoria: Mariabruna Fabrizi e Fosco Lucarelli
Datas: 5 de Outubro 2019 – 2 de Dezembro 2019
Local: MNAC - Museu Nacional de Arte Contemporânea
Horário: 10h00 – 18h00, Terça-feira a Domingo, Encerrado às Segundas-feiras
Bilhetes: 4,50€
Endereço: Rua Serpa Pinto, 2, Lisboa

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Imaginação arquitetônica é tema de exposição na Trienal de Arquitetura de Lisboa " 02 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/927519/imaginacao-arquitetonica-e-tema-de-exposicao-na-trienal-de-arquitetura-de-lisboa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.