Darlington Brickworks / Glyde Bautovich

Darlington Brickworks / Glyde Bautovich

Darlington Brickworks / Glyde Bautovich - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: Glyde Bautovich
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1442
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cladding Australia, Colorbond, GRAPHISOFT, James Hardie, James Hardie Australia, Ströher
  • Arquiteto Responsável: Christian Glyde
  • Cidade: Darlington
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
© Brett Boardman Photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito principal deste projeto multi-residencial é criar um senso de lugar usando uma tipologia com forma de terraço que reflita seu contexto. As normas permitem dois pavimentos para a área. Uma interpretação de 'andar' dentro dos controles do conselho permitiu uma forma de sótão que se apresenta às ruas como um elemento de cobertura e essencialmente fornece um terceiro nível em cada apartamento. A ideia principal era cortar fissuras internas profundas no edifício perpendicular às fachadas das ruas para aumentar a área da superfície de luz e ventilação em cada habitação.

© Brett Boardman Photography
Planta Nível 1
© Brett Boardman Photography

Normalmente, os edifícios de apartamentos têm espaços abertos privados localizados nas margens das ruas, com a privacidade muitas vezes comprometida. Nosso projeto mergulha o espaço aberto privado mais profundamente na forma do edifício, reduzindo o efeito do aquário. A falta de dependência das janelas da rua nos permitiu ter mais confiança no uso de solidez e materialidade. Cada fachada de rua foi cuidadosamente corroída para produzir uma bela escala urbana proporcional ao corpo humano. O paisagismo ajuda a preencher as lacunas.

© Brett Boardman Photography

Normalmente, os corredores internos são utilitários e tratados como espaço de baixa qualidade. Em nossos edifícios, os corredores foram tratados como uma extensão das ruas locais como uma celebração de seu ambiente urbano. A localização comum das entradas principais do lobby e a circulação vertical permitem que uma conexão paisagística ocorra entre as ruas Abercrombie e Lander, e oferece permeabilidade dentro do bloco. O aço sutilmente facetado e o concreto dobrado reforçaram ainda mais essas entradas no nível da rua.

© Brett Boardman Photography

O uso de materiais não pintados nas áreas internas do saguão, como chapas de fibrocimento e paredes de aço Corten, tetos de madeira compensada, pavimentação de tijolos no chão e luz natural, contrasta com o sombrio 'efeito do saguão do motel' e dá a esses espaços semi-públicos uma sensação de Lugar. Os corredores de nível superior têm claraboias e paredes de tijolos de vidro para permitir que o sol do inverno penetre profundamente no edifício. Os materiais predominantes de concreto e aço enferrujado são materiais que refletem tanto a herança de Darlington quanto seu contexto imediato.

© Brett Boardman Photography

Um exemplo disso é a entrada posterior da Universidade de Sydney, no final da Lander Street, onde o aço Corten é usado como um elemento de triagem. Nossa decisão de usar o aço Corten como revestimento proporcionou outra oportunidade para nosso edifício se conectar com seu contexto. Todas as marcações usadas na construção do edifício foram preservadas, como linhas de revestimento a lápis para revestimento, marcações com tinta spray sobre concreto, até mesmo erros cometidos durante a construção não são deliberadamente encobertos ou ocultados. Em vez disso, eles são deixados como cicatrizes que celebram a condição humana.

© Brett Boardman Photography

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Darlington Brickworks / Glyde Bautovich" [Darlington Brickworks / Glyde Bautovich] 02 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/927509/darlington-brickworks-glyde-bautovich> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.