Casa entre árvores / Diego Arraigada Arquitecto

Casa entre árvores / Diego Arraigada Arquitecto - Mais Imagens+ 19

General Lagos, Argentina
  • Arquitetos: Diego Arraigada Arquitecto; Diego Arraigada Arquitecto
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  269
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aluar, Deckar, FV, Industrias Brafh, Sanitarios Ferrum
  • Arquiteto Responsável: Diego Arraigada
  • Equipe De Projeto: María Emilia Bertero, Josefina Bilbao, Melanie Borbey, Agustina Coulleri, Victoria Fucksman, Pablo Gamba, Oscar Merle, Florencia Meucci, Luciano Navarini, Mercedes Paz, Sofía Rothman, Florencia Sobrero
  • Clientes: Federico Heredia, Benita Villalba
  • Engenharia: TEGGA: Fernando Tettamanti, Matías Hagge
  • Construtores: MAHON: Diego Mancilla, Daniel Gauchat
  • Cidade: General Lagos
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Gustavo Frittegotto

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa se encontra na borda de um antigo monte de eucaliptos próximo ao rio Paraná (originalmente pensado para um uso produtivo), que foi destinado recentemente ao uso residencial.  A sobreposição entre as lógicas espaciais de uma antiga plantação e as demandas residenciais contemporâneas, define o principal desafio do projeto. A análise do florestamento existente no terreno determina uma área onde se pode implantar a casa a partir de uma estreita relação entre a geometria da mesma e a posição das árvores.

© Gustavo Frittegotto
Planta Térreo
© Gustavo Frittegotto

A residência se desenvolve em um pavimento único e duas pequenas alturas. A proporção horizontal da casa estabelece um contraste e um tensionamento com a marcante verticalidade da floresta. A estratégia projetual consistiu em fragmentar o programa em volumes ortogonais menores e usos mais privados, ou secundários. Estes volumes são posicionados em diversos ângulos (evitando as árvores existentes) e deixam no centro uma ampla área irregular e de grande altura (destinada a cozinha e salas de estar e jantar) que é o coração espacial e social da casa.

© Gustavo Frittegotto

No perímetro, os ângulos irregulares que o encontro desses volumes deixam são destinados a espaços intermediários entre interior e exterior da residência, seja em forma de pátios - que incluem algumas árvores existentes -, ou como galerias semi-cobertas. Uma cobertura simples em duas águas e de livre escorrimento define o perfil superior do volume, que vai alcançando diversas alturas à medida que a forma das paredes e do teto se intersectam. O ponto mais alto da cumeeira se localiza sobre a sala de estar e define a generosa espacialidade interna do ambiente principal da casa.

© Gustavo Frittegotto

Para o exterior da casa utilizou-se um reboco preto que se integra melhor com a escuridão da floresta e que terá um bom envelhecimento, considerando a umidade e serapilheira próprias do local. Na parte interna, as paredes brancas geram vistas e perspectivas oblíquas e inesperadas. O teto também é branco, alto e luminoso. Entrar na casa é quase como encontrar um clarão em meio à floresta, encontrar novamente o céu no interior.

© Gustavo Frittegotto
Corte A
© Luciano Navarini

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa entre árvores / Diego Arraigada Arquitecto" [Casa entre árboles / Diego Arraigada Arquitecto] 30 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/927397/casa-entre-arvores-diego-arraigada-arquitecto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.