Ponto de ônibus Porta de Moguer / Ahaus arquitectos

Ponto de ônibus Porta de Moguer / Ahaus arquitectos - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: Ahaus arquitectos; Ahaus arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  182
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografías:Jesús Granada, Henar Herrero
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Artesolar, Cándido Valverde, GRAPHISOFT, Islamar, Modekons
  • Arquitetos Responsáveis: Ana Gómez Mogeda, Henar Herrero Soriano, Antonio Olaya Camacho
  • Arquiteto Técnico: Antonio Rivas Pérez
  • Engenharia: Calconsa
  • Construtor: Loygo
  • Prazo De Execução: 8 meses
  • Cidade: Moguer
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Jesús Granada

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Porta de Moguer, como ocorre com as estações rodoviárias e ferroviárias, é a primeira impressão que têm, à chegada, os visitantes da cidade. Além disso, cumpre uma dupla função já que, durante as festas da cidade, se integra no Recinto para Feiras como entrada da tenda municipal e constitui um elemento importante que passará a formar parte do imaginário coletivo. Funciona como um elemento de proteção frente às intempéries durante a espera, e ao mesmo tempo transmite conforto aos viajantes e informação sobre o município (conteúdo turístico, promocional, cultural, etc.), A formalização da parada é baseada nos dosséis vernáculos das estações rodoviárias que se construíram na província de Huelva desde o princípio do século XX, e que formam parte da consciência coletiva como elementos de boas-vindas e despedida das pessoas. Estes dosséis tinham um plano horizontal que conectava com a estação rodoviária e um plano inclinado que se abria até à zona de tráfego. É precisamente essa ideia a que dá forma à secção principal que desenvolvemos neste projeto.

© Jesús Granada
Planta
© Jesús Granada

O desenho parte de dois retângulos em planta, de 7,5 x 12,13 m cada um. A partir deles desenvolvem-se o resto dos elementos, tanto na planta como em vista, seguindo a mesma proporção. Os materiais utilizados são muito importantes para formalizar o projeto: concreto aparente, aço inoxidável e um pavimento drenante com gravilha natural reciclada. Todos são duráveis, resistentes, de baixa manutenção e que transmitem uma imagem robusta à intervenção. 

© Jesús Granada

Trabalhou-se o espaço com a premissa de convertê-lo num edifício-escultura funcional, durável e, sobretudo, belo, que seja capaz de transformar-se num marco e dê pistas ao visitante do que vai encontrar na sua visita à cidade. O gosto pelos detalhes, a beleza, a leveza, e o minimalismo encontrado e não encontrado, a surpresa, a luz e a sombra, a poesia... 

© Henar Herrero

O nome da cidade é parte imprescindível do desenho. As letras que formam a palavra MOGUER estão perfuradas no concreto criando um jogo de luzes e sombras sobre o plano. Durante o dia, o sol atravessa as letras e forma o nome no solo. Durante a noite, o efeito consegue-se através de iluminação colocada para tal. Teve-se em cuidado a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida e/ou que têm alguma incapacidade, incluindo um mapa informativo da cidade em braille e uns bancos adaptados exclusivos e com uma poesia manuscrita de Juan Ramón Jiménez.

© Jesús Granada
Detalhe
© Henar Herrero

Porta Moguer é a primeira intervenção da reordenação do recinto de feiras. Os terrenos funcionarão como um estacionamento durante o ano, permitindo a instalação de tendas durante a feira. O pavimento utilizado permite ambas as funções e dispõe-se criando bandas cromáticas que ordenam o recinto, marcando as ruas e guiando o usuário.

© Jesús Granada

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:21800 Moguer, Huelva, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ponto de ônibus Porta de Moguer / Ahaus arquitectos" [Apeadero de autobuses Puerta de Moguer / Ahaus arquitectos] 08 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/927376/ponto-de-onibus-porta-de-moguer-ahaus-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.