Residência 2 em 1 / Pantang studio

Residência 2 em 1 / Pantang studio - Mais Imagens+ 12

Bangkok, Tailândia
  • Arquitetos Responsáveis : Suvitchpong Asanachinta, Arthur Vergne
  • Cidade: Bangkok
  • País: Tailândia
Mais informaçõesMenos informações
© Apinine Thassanopas

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto é um trabalho de reforma de uma moradia localizada no bairro de Ekamai em Bangkok, Tailândia. Sua singularidade vem dos requisitos incomuns do nosso cliente. De fato, o conceito é transformar esse prédio de três andares em um local residencial que possa ser usado como uma casa única em três níveis ou como duas unidades de habitação independentes, com uma residência no térreo e uma no andar superior, como um duplex. A questão então era "como encaixar duas casas em uma"? Para responder a esta problemática, analisamos as plantas do edifício existente e definimos a escada como o elemento central do nosso novo projeto em termos de usos flexíveis, luz, ventilação e princípio de desenho.

© Apinine Thassanopas
Diagrama Axonométrico
© Apinine Thassanopas

Para garantir flexibilidade nos usos, a escada se torna um elemento adaptável. Se o edifício é habitado como uma única casa, as escadas são a circulação vertical privada que distribui os três pavimentos. Se o térreo e os andares superiores forem usados independentemente como duas unidades habitacionais, a escada poderá ser isolada fechando um portão e, assim, se tornará a entrada principal da “residência superior” com uma entrada na rua lateral enquanto a residência do térreo é acessível pela frente do prédio. As duas unidades são totalmente independentes e a privacidade é garantida para os usuários.

© Apinine Thassanopas

Neste projeto, a escada é mais do que apenas uma circulação. É o núcleo do projeto, pois traz luz natural e ventilação para todo o edifício. Este espaço vertical foi transformado de uma circulação interna clássica para um espaço semi-externo em conexão com seu ambiente tropical. Blocos de concreto e telas de madeira proporcionam intimidade aos habitantes, proporcionando luz natural a cada andar e permitindo que a ventilação natural flua.

© Apinine Thassanopas

Através da escada, também podemos ler o princípio de desenho que dá identidade a todo o projeto. Materiais naturais e ásperos, como degraus e telas de madeira tropical ou blocos de concreto e superfícies de pedra, são enfatizados pela predominância de superfícies brancas e linhas mínimas. Portanto, muita vegetação contrasta a simplicidade do design e com a sensação tropical que queríamos destacar na casa. Do lado de fora, mantivemos o caráter de “casa única” do edifício, mantendo sua forma original. Somente o novo deck flutuante e sua estrutura de aço branco enfatizam a aparência contemporânea do projeto.

© Apinine Thassanopas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência 2 em 1 / Pantang studio" [2 in 1 House / Pantang studio] 03 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/927227/residencia-2-em-1-pantang-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.