Colégio Eucaliptus / Gabriel Verd Arquitectos

Colégio Eucaliptus / Gabriel Verd Arquitectos - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: Gabriel Verd Arquitectos; Gabriel Verd Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3161
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Juanca Lagares
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Daisalux, Gecol, Gerflor, Gradhermetic, Isover, Knauf, Lamp Lighting, Roca, Soler & Palau, Technal, Weber
  • Cliente: Consejería de Educación de la Junta de Andalucía / Infraestructuras y Servicios Educativos (ISE), Sevilla Activa (Diputación de Sevilla)
  • Consultor De Instalações: Pablo Portillo Delgado
  • Consultor De Estruturas: Elías Pérez Lema
  • Colaboradores Projeto Técnico De Arquitetura: Eduardo Vázquez López, Santina Tegas (arquitecta estudio)
  • Supervisão Técnica: Miguel Ángel Gómez Casero (Sevilla Activa),Berbabé Domínguez González (ISE Andalucía)
  • Direção: Manuel Rodríguez
  • Supervisão Técnica De Obra: Luis Bermejo Pareja (ISE Andalucía)
  • Construtora: Construcciones Manuel Zambrano
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Juanca Lagares

Descrição enviada pela equipe de projeto. O concurso de arquitetura para o projeto do novo Colégio Eucaliptos foi lançado em 2013 como resposta à crescente demanda por escolas de ensino básico e fundamental na pequena cidade de Olivares, região metropolitana de Sevilha, no sul da Espanha. A região havia registrado, ao longo daqueles anos, um considerável crescimento populacional, sobrecarregando ainda mais uma já precária infraestrutura educacional.

© Juanca Lagares
Planta - Pavimento inferior
© Juanca Lagares

A proposta apresentada pela Gabriel Verd Arquitectos considerava estas dificuldades, planteando um projeto que procurava responder as principais demandas e necessidades programáticas da escola, entretanto, sem demandar investimentos exorbitantes. O terreno outorgado à implantação do projeto ainda não havia sido urbanizado, exigindo uma série de trabalhos preliminares. A implantação do edifício então foi pensada de modo que não fosse necessária a relocação da instalação de alta tensão que atravessava este lote de mais de doze mil metros quadrados, o que seria um abuso dos cofres públicos naquele momento. Desta maneira, os arquitetos decidiram por minimizar a área de ocupação, e ainda que o projeto tivesse sido concebido para ser realizado em duas fases (fase 1: educação infantil e fase 2: ensino fundamental), ele foi construído de uma só vez ao longo de cinco anos. Além de todo esforço de gestão orçamentária da obra, os arquitetos dedicaram especial atenção às condições físicas naturais do terreno, considerando o desnível de mais de quatro metros e a situação precária dos muros de contenção dos edifício vizinhos. A partir disso, o edifício foi encaixado no terreno de forma a articular estes desníveis, proporcionando a maior quantidade de espaços úteis ao programa da escola. Uma série de pátios inclinados foram criados para absorver as diferenças de níveis ao mesmo tempo que separam os programas do ensino infantil e da escola de ensino fundamental, proporcionando maior independência e autonomia para cada uma das entidades.

© Juanca Lagares
Corte do ginásio
© Juanca Lagares

Interiormente, as áreas de circulação mínimas proporcionam uma conexão direta e uma clara articulação das distintas áreas programáticas da escola. O projeto conta com acessos independentes para pedestres e veículos. Por estar implantada em meio a uma zona rural, o principal acesso do edifício conta com três grandes guarda-sóis que servem como elemento de referência na escala do bairro, além de proporcionar espaços de encontro para os pais que aguardam pelos filhos do lado de fora da escola. O principal espaço do novo colégio Eucaliptus é o pátio central cercado por corredores cobertos que dão acessos às salas de aula. Um espaço panóptico, onde as crianças podem brincar durante os intervalos, protegidas e afastadas do exterior inóspito onde o edifício foi construído. A solução arquitetônica não é nem um pouco pretensiosa ou complexa, ela trata de criar uma imagem simples e compreensível para as crianças, deixando clara a sua imagem institucional. O edifício acolhe espaços agradáveis e alegres, contribuindo não apenas à atividade didática do corpo docente, mas também com o desenvolvimento individual dos alunos.

© Juanca Lagares
Implantação
© Juanca Lagares

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Olivares, 41804, Sevilla, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Colégio Eucaliptus / Gabriel Verd Arquitectos" [Colegio Eucaliptus de Infantil y Primaria / Gabriel Verd Arquitectos] 29 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/927183/colegio-eucaliptus-gabriel-verd-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.