Ornamento é tema de exposição na Trienal de Arquitectura de Lisboa

"O que é Ornamento?" é uma grande questão explorada nesta edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa, que tem como objetivo reconfigurar a discussão sobre ornamento, focando particularmente a sua apropriação e interpretação atuais. Ao tentar encontrar respostas possíveis, a exposição, que tem curadoria de Ambra Fabi e Giovanni Piovene, mostra a complexidade de uma narrativa multifacetada, que analisa a própria essência do ornamento.

© Fábio Cunha / Trienal de Arquitectura de Lisboa

Efetivamente, ela reage ao que parece ser o corrente retorno renovado, autoconfiante e jovial do ornamento, entendido no seu sentido pré-digital, para lá da sua iteração superficial do início dos anos 2000. Hoje, parece natural investigar a forma e proporção contemporâneas de uma coluna; considerar cuidadosamente as junções entre os elementos; questionar
a natureza do revestimento, como um projeto, e não como uma consequência; projetar fachadas expressivas com imagens e tipografia; e vestir superfícies com padrões, motivos, texturas, materiais e cores.

© Fábio Cunha / Trienal de Arquitectura de Lisboa

A exposição olha, assim, para o ornamento e, reconectando-se à sua longa história, pretende compreender onde estamos hoje: o ornamento ainda pode ser considerado como parte integrante da arquitetura? Ainda podemos falar sobre ele como uma escolha quantitativa e qualitativa? É possível imaginar a posição precisa que ele ocupa, hoje?

© Fábio Cunha / Trienal de Arquitectura de Lisboa

Composta por um conjunto de seis colecções, O que é o Ornamento? explora estas questões através de várias abordagens, ao invés de apontar para respostas definitivas, cujos princípios de agregação transcendem a história e apagam as fronteiras entre disciplinas.

© Fábio Cunha / Trienal de Arquitectura de Lisboa

O que é o Ornamento? 

Curadoria: Ambra Fabi e Giovanni Piovene
Projeto expositivo: Richard Venlet (AU)
Datas: 5 de Outubro 2019 – 1 de Dezembro 2019
Local: Culturgest
Horário: 11h00 – 18h00, Terça-feira a Domingo, Encerrado às Segundas-feiras
Bilhetes: 3€
Endereço: Rua Arco do Cego, 77, Lisboa

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Ornamento é tema de exposição na Trienal de Arquitectura de Lisboa" 26 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/927143/ornamento-e-tema-de-exposicao-na-trienal-de-arquitectura-de-lisboa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.