Casa da Árvore / Paschetta Cavallero Arquitectos

Casa da Árvore / Paschetta Cavallero Arquitectos - Mais Imagens+ 16

San Jose del Rincon, Argentina
  • Arquitetos: Paschetta Cavallero Arquitectos; Paschetta Cavallero Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  61
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Federico Cairoli
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aluar, Gerdau Corsa, Ikea, Isover, Knauf, Masisa
  • Arquitetos Responsáveis: Leticia Paschetta, José Marcos Cavallero
  • Engenharia: José Marcos Cavallero, Enrique ChiappiniIng
  • Cidade: San Jose del Rincon
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Federico Cairoli

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa da Árvore é um espaço de uso múltiplo localizado em uma área de alto valor ambiental nos arredores da cidade de Santa Fe, no meio da paisagem do rio Paraná.

© Federico Cairoli

Possui um espaço interior único e um pequeno sótão de pé-direito duplo. Esses ambientes localizados no piso superior são acessados ​​por uma escada e um terraço semi-transparente de metal implantado, que cria a sensação de caminhar no ar entre o Timbó (árvore típica do litoral do Paraná). O térreo funciona como um espaço ao ar livre em contato com o solo.

© Federico Cairoli

Três de suas fachadas são abertas para maximizar as vistas das copas das árvores. As janelas enquadram uma natureza mutável que, como grandes telas, se torna a própria essência do espaço construído.

Planimetria

A concepção espacial e material tem duas referências muito fortes, por um lado, as Case Study Houses, como um exemplo de trabalho combinado entre indústria e design; e, por outro, o reelaboração da cultura construtiva dos pampas argentinos com seus galpões, oficinas, moinhos e fábricas. Estruturas metálicas simples com telhados de duas águas que combinam soluções econômicas, baixa manutenção e produção local, povoando áreas suburbanas, cuja beleza, riqueza espacial e peculiaridade tecnológica foram ignoradas pela cultura arquitetônica acadêmica.

© Federico Cairoli

As fachadas são "estriadas", não apenas pelo uso de chapas, mas porque adquirem espessura e contêm vida. O estriado como o oposto da estética do liso, das telas. A tecnologia é expressa e a vida está presente.

© Federico Cairoli

A cor preta, por ser uma área suburbana, permite que a construção não seja visível à noite e desapareça entre as copas das árvores. Durante o dia, destacam-se trepadeiras com flores e orquídeas nativas, penduradas “suspensas no ar” com tensionadores, em frente às janelas de vidro.

© Federico Cairoli

A planta tem 6 x 6 metros e é determinada pelas dimensões dos perfis W utilizados na estrutura principal.

© Federico Cairoli

A estrutura portante tem um caráter duplo, por um lado, a máxima eficiência estrutural como um dispositivo de reforço muito eficaz que evita tensores e contribuições dispendiosas. E no sentido paisagístico, os pilares em V reinterpretam os troncos esculturais do Timbó; enquanto os trilhos e as escadas falam da fragilidade diante da imensidão da natureza da Pampa e do rio.

© Federico Cairoli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa da Árvore / Paschetta Cavallero Arquitectos" [Casita del árbol / Paschetta Cavallero Arquitectos] 01 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/927001/casa-da-arvore-paschetta-cavallero-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.