Casa Country / Arista Cero

Casa Country / Arista Cero - Mais Imagens+ 16

Mérida, México
  • Arquitetos: Arista Cero; Arista Cero
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  238
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Cesar Béjar
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Cemex, Colomer, Interceramic, Oriol
  • Arquitetos Responsáveis: Fernando Gómez Vivas, Mario González, André Borges
  • Cidade: Mérida
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Cesar Béjar

Descrição enviada pela equipe de projeto. Residência de férias projetada em um único andar para alojar um casal e seus convidados. A obra foi construída em um lote regular de 20 metros de cada lado, localizada em um clube de golfe na cidade de Mérida. A resposta arquitetônica em um único nível foi importante já que permitiu obter 10% de ocupação adicional do solo (COS) e aproveitar as árvores nativas que já se encontravam no terreno. Com a ideia de compactar o construído e de atender à demanda particular de otimização do usuário, foi desenhado um módulo de 17 metros de frente por 14 metros de fundo, formando uma peça de 238 m2.

© Cesar Béjar
Planta
© Cesar Béjar

O centro do projeto é a sala de jantar, a qual se abre em formato de cruz para a sala de estar, cozinha, estúdio-quarto de hóspedes, e terraço-piscina. Trabalhou-se com as alturas para diferenciar os espaços do programa e para gerar ventilação e iluminação naturais em todos os espaços. A cozinha e a sala de jantar se conectam por meio de uma estrutura de madeira de sapoti que carrega a laje leve a 4,5 metros de altura, que permite a saída de ar quente que entra na casa e permite a entrada de luz natural.

© Cesar Béjar

Em termos de material, utilizou-se três tipos de acabamento: pisos de porcelanato cinza em toda a casa, com peças em formato 1,20 por 0,60 metros para perder a divisão do programa na casa; as paredes a base de cimento polido aparente com a ideia de demandar a menor manutenção, e os detalhes em madeira de Tzalam para contrastar e aquecer os espaços.

© Cesar Béjar

A forma é o resultado do que acontece no interior do volume de concreto, o qual se desdobra de um embasamento de pedra, tentando flutuar sobre o terreno. Trabalhou-se uma linguagem lógica, onde se demarcam as lajes e paredes por meio de vincos para dar longitude à fachada. Propôs-se também uma parede-bandeira no estacionamento, para romper o volume de concreto e demarcar a horizontalidade das lajes.

© Cesar Béjar
Corte X
© Cesar Béjar

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Country / Arista Cero" [Casa Country / Arista Cero] 21 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926834/casa-country-arista-cero> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.