Residência Cave Canem / Juliano Barros Arquiteto

Residência Cave Canem  / Juliano Barros Arquiteto - Fachada, Viga, Pilar, AidoResidência Cave Canem  / Juliano Barros Arquiteto - Madeira, Fachada, Janela, Jardim, Viga, AidoResidência Cave Canem  / Juliano Barros Arquiteto - Escada, Fachada, Jardim, AidoResidência Cave Canem  / Juliano Barros Arquiteto - Imagem 5 de 22Residência Cave Canem  / Juliano Barros Arquiteto - Mais Imagens+ 17

Alagoas, Brasil
  • Arquitetos: Juliano Barros Arquiteto; Juliano Barros Arquiteto
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  163
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Juliano Barros
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Deca, Marcenaria do Nito, Olaria Sr. Milton
  • Arquiteto Responsável: Juliano Barros
  • Equipe De Projeto: Carlos Fortes, Luis Felipe Magalhães Rodrigues
  • Engenharia: Pedro Rildomar Santos
  • Paisagismo: Ricardo Moisés
  • Consultores: José Maria – Consultoria condições climáticas locais.
  • Colaboradores: Antonio de Oliveira Bal – A&M Construções
  • Cidade: Alagoas
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência Cave Canem  / Juliano Barros Arquiteto - Janela, Cerca, Fachada
© Juliano Barros

Descrição enviada pela equipe de projeto. Dois blocos distintos separados por um pátio de convivência descoberto e conectados por um pergolado são os elementos que definem a implantação da Residência Praia do Patacho. Estes blocos, foram orientados segundo a posição do sol, a direção dos ventos e a relação da casa com o mar.

Residência Cave Canem  / Juliano Barros Arquiteto - Fachada, Jardim, Viga, Aido, Pátio
© Juliano Barros

O bloco maior, na porção frontal do lote, abriga as funções de estar social e serviços e é composto por uma ampla sala com pé-direito generoso que se abre para uma varanda e para o espaço externo. Junto desta sala foi projetada a cozinha com ilha, de maneira a ser um elemento aglutinador no convívio das pessoas neste ambiente.

Residência Cave Canem  / Juliano Barros Arquiteto - Fachada, Viga, Aido
© Juliano Barros

As aberturas deste bloco social foram projetadas para proporcionar ventilação cruzada  no interior da sala e conectar o espaço interno com o externo. A idéia do projeto é de uma sala que possa se comunicar com a varanda, com o pátio entre blocos e com a natureza do local, criando um espaço de convivência que abrange o interno e o externo da residência. A este bloco está acoplada a área de serviços da casa, composto por sanitário com chuveiro, lavanderia, estocagem e lixo.

Residência Cave Canem  / Juliano Barros Arquiteto - Escada, Fachada, Jardim, Aido
© Juliano Barros
Planta - Pavimento Térreo
Residência Cave Canem  / Juliano Barros Arquiteto - Imagem 5 de 22
© Juliano Barros

Nos fundos foi proposto o volume dos dormitórios. Este bloco possue tres células iguais, formadas pelo espaço de dormir, sanitário com banho nos fundos e armários. A área de dormir é aberta para o patio interno e de costas para o sol, de modo a permitir sombra durante quase todo o dia. A área dos fundos possue aberturas voltadas para o Norte,  que, combinada com as outras, proporcionam ventilação cruzada e luminosidade constante nos dormitórios. Novamente, o bloco foi proposto de maneira a criar situações onde possa haver o convívio entre as pessoas e comunicação com o espaço externo.

Residência Cave Canem  / Juliano Barros Arquiteto - Porta, Fachada, Janela, Jardim, Aido
© Juliano Barros

Os materiais e técnicas utilizados na construção são típicos do local. Esses elementos foram lidos e apropriados num diálogo frutífero com uma arquitetura moderna e geométrica. Madeira, pergolados de gravetos de árvores, pilares de pau-roliço, piso de tijolo de barro e argamassa branca foram os elementos utilizados na composição de materiais e técnicas empregados na construção.

Residência Cave Canem  / Juliano Barros Arquiteto - Madeira, Fachada, Janela, Jardim, Viga, Aido
© Juliano Barros

A geometria dos prismas das fachadas formados pelas empenas é marcante na volumetria da casa bem como o muxarabi que protege a varando do sol nascente, formando na sala um gracioso rendilhado de sombra e luz na parte da manhã, quando o sol nasce. Entre os blocos permeaveis, espaços de convivencia se criam, formados por sombrários,  redes em coqueiros e bancos de madeira.

Residência Cave Canem  / Juliano Barros Arquiteto - Fachada, Viga, Pilar, Aido
© Juliano Barros

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Cave Canem / Juliano Barros Arquiteto" 19 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926824/residencia-cave-canem-juliano-barros-arquiteto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.