Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Curso sobre Arquitetura Japonesa, com Gabriel Kogan

Curso sobre Arquitetura Japonesa, com Gabriel Kogan

Curso no mês de outubro (2019) sobre arquitetura japonesa, apresentado por Gabriel Kogan. Serão 4 aulas (divididas em duas semanas, segundas e quintas-feiras), cada uma focada em temas conceituais da produção no Japão. O objetivo é construir uma breve genealogia da arquitetura contemporânea japonesa a partir do estudo de obras antigas e modernas. As palestras debaterão assim elementos fundamentais da estética oriental e suas presenças na contemporaneidade.

Os arquitetos abordados incluem, entre outros, Kenzo Tange, Kiyonori Kikutake, Kisho Kurokawa, Kazuo Shinohara, Tadao Ando, Toyo Ito, Kazuyo Sejima, Ryūe Nishizawa e Sou Fujimoto.

21/10 – Tradição. A cerimônia do chá, Villa Katsura, Wabi Sabi e a beleza da imperfeição; as cerâmicas tradicionais; projetos e textos de Kazuo Shinohara; Sky House (Kiyonori Kikutake).

24/10 – Impermanência. Templo de Ise; A noção de patrimônio no Japão. Guerras, terremotos e tsunamis. Primeiros projetos de Kenzo Tange. O embate entre o Jomon e Yayoi O movimento Metabolista e o Homo Movens; o Nagakin Capsule Tower (Kisho Kurokawa); Expo Osaka 70.

28/10 – Luto e modernidade. White U, Silver Hut, Pao, Mediateca de Sendai, Tama Art University Library (Toyo Ito); primeiros projetos de Kazuo Sejima.

31/10 – Interior/exterior. A casa da Guerrilha Urbana e a Azuma House (Tadao Ando); Kazuyo Sejima (House in a Plum Grove); Ryūe Nishizawa (Moriyama House). Teshima Art Museum (Ryūe Nishizawa)

GABRIEL KOGAN, formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) em 2009. Palestrante convidado na Politécnico de Milão (POLIMI, Campus Mantova) entre 2015 e 2018 e na Escola da Cidade (desde 2018). Oferece cursos livres no MASP e MuBE. Colaborou com a Folha de S.Paulo, Revista Bamboo, AU e as japonesas A+U e GA House. Em 2013, apresentou mestrado no UNESCO-IHE nos Países Baixos. Entre 2007 e 2015, trabalhou como arquiteto no Studio MK27. Participou no anteprojeto do Museu de Minas e Metal de Paulo Mendes da Rocha em 2006 e da organização do Arte/Cidade de Nelson Brissac em 2005. Em 2015, fundou o instituto CENTRO Pesquisas Urbanas e edita a Revista Centro (http://revistacentro.org). Integra o juri do Troféu APCA, Associação Paulista de Críticos de Arte (desde 2016).

Realização: Superbacana+
superbacana@superbacana.com.br
gabrielkogan@gmail.com

Público alvo: Estudantes de arquitetura, arquitetos, interessados em arquitetura, arte ou cultura oriental.

Inscrições e maiores informações:
https://superbacana.com.br/br/loja/cursos/arquitetura-japonesa-2/

Horário: 19h às 21h30 | segundas e quintas-feiras
Dias: 21, 24, 28 e 31 de outubro
Cidade: São Paulo - SP
Local: Superbacana+ (Av. Brg. Faria Lima, 2012 - 12º andar - Jardim Paulistano, São Paulo)

Valores:
R$ 420
R$ 310 valor especial para estudantes.

Veja mais:

Eventos

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Curso sobre Arquitetura Japonesa, com Gabriel Kogan" 15 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926567/curso-sobre-arquitetura-japonesa-com-gabriel-kogan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.