Casa J.G. / Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa

Casa J.G. / Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa - FachadaCasa J.G. / Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa - FachadaCasa J.G. / Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa - PilarCasa J.G. / Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa - Janela, FachadaCasa J.G. / Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa - Mais Imagens+ 34

São João da Madeira, Portugal
  • Arquitetos: Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa; Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:João Margalha
  • Arquitetura: José António Lopes da Costa, Rita Gonçalves
  • Engenharia: Ricardo Melo; Projedomus – Projectos e Inst. Eléctricas Inteligentes, Lda.; Dinivan
  • Empreiteiro: FRAS – Construções, Lda.
  • Cidade: São João da Madeira
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa J.G. / Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa - Janela, Fachada
© João Margalha

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno, de forma irregular, está localizado entre duas ruas com uma diferença de altura de cerca de quatro metros. Esse desnível, juntamente com a presença de um prédio próximo, por um lado, e a orientação solar e as vistas, por outro, foram fatores decisivos para a solução adotada. O edifício está localizado perto do limite norte, liberando o espaço sul para jardim, área externa e piscina.

Casa J.G. / Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa - Fachada
© João Margalha
Planta - Térreo
Casa J.G. / Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa - Janela, Fachada
© João Margalha

O acesso para pedestres é feito pela estrada superior a oeste, por um caminho parcialmente coberto, que ao longo de um muro de concreto leva à entrada da casa. Essa parede também atua como uma barreira visual para a área do jardim e da piscina, protegendo dos ventos do norte predominantes. O acesso à garagem e ao pátio coberto adjacente é feito a partir do lado leste da estrada, situado em um nível mais baixo. Uma escada de concreto resolve a diferença de altura entre este pátio e o jardim do térreo.

Casa J.G. / Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa - Bancada
© João Margalha

O piso térreo é definido por um volume monolítico em concreto aparente, interceptado por plantas que formam pátios mais íntimos, próximos à cozinha e à lavanderia, ou mais abertos, como o pátio do porão ao lado da garagem. O piso superior em gesso desliza sobre a massa do piso térreo, atuando como uma cobertura do caminho de acesso e, no lado oposto, o vazio gera um pátio com alguma vegetação que proporciona maior privacidade à suíte do sudeste.

Casa J.G. / Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa - Janela, Porta
© João Margalha

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa J.G. / Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa" 15 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926454/casa-jg-house-atelier-darquitectura-j-a-lopes-da-costa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.