Escola Integral N300 Colonia Nicolich / PAEPU_ANEP

Escola Integral N300 Colonia Nicolich / PAEPU_ANEP - Mais Imagens+ 19

Colonia Nicolich, Uruguai
  • Arquitetos: PAEPU_ANEP ; PAEPU_ANEP
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  993
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mariana Cecilio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ANCAP, Aluminios del Uruguay, Blangino, Hornos San Carlos
  • Arquiteto Responsável: PAEPU_ANEP
  • Coordenação Geral Paepu: Virginia Tort
  • Coordenação Planta Física: Mercedes Vazquez
  • Coordenação Projeto: Carlos Sityá
  • Equipe De Desenho: Mariana Cecilio, Natalie Cordero
  • Cálculo De Estruturas: Gonzalo Serantes
  • Engenharia Hidrossanitária E Prevenção Contra Incêndio : Julio Raszap
  • Engenharia Elétrica: Felipe Burgueño
  • Agrimensor: Manuel Ruétalo
  • Medições: María Spósito
  • Cidade: Colonia Nicolich
  • País: Uruguai
Mais informaçõesMenos informações
© Mariana Cecilio

Descrição enviada pela equipe de projeto. A ETC 300 foi realizada no âmbito do Projeto de Apoio à Escola Pública do Uruguai (PAEPU). Ele é quem oferece treinamento aos professores das ETC (Escolas de Tempo Integral) e realiza a infraestrutura: projeto, execução, equipamento e manutenção das escolas em todo o território nacional.

© Mariana Cecilio
© Mariana Cecilio

A escola pública uruguaia possui uma grande tradição e tem sido capaz de responder a situações sociais adversas: no início do século XX, as “escolas ao ar livre” para crianças tuberculosas, em meados do século o Programa Rural com horário prolongado e comida para combater a pobreza nessa área. Nesse contexto, as atuais Escolas de Tempo Integral enfrentam o desafio de uma sociedade fragmentada e desagregada territorialmente, gerando escolas homogêneas que refletem apenas o lugar onde se encontram. Portanto, as ETC buscam melhorar as condições de equidade das crianças em situação de pobreza.

© Mariana Cecilio

A ETC N. 300 da Colonia Nicolich, é uma nova escola cuja aparência responde ao crescimento acelerado da região. A área deixa de ter uma caracterização semi-rural para se tornar uma área urbana. Isso implica a construção de novas casas e um centro educacional no qual é construída a ETC, um Instituto de Treinamento Técnico e uma academia para ambas as instituições.

© Mariana Cecilio
© Mariana Cecilio

A escola é a primeira construção institucional da região. É um edifício que inicia o processo de transformação e contenção institucional. Procuramos, portanto, projetar um edifício com uma materialidade sólida, que seja adequadamente mantida e embelezada ao longo do tempo e com calidez suficiente para receber a nova comunidade.

© Mariana Cecilio

O tijolo aparente é um material com grande trajetória na arquitetura nacional e com muitas raízes na cultura da nossa sociedade. É um material que merece respeito e com o qual existe uma relação quase afetiva. Trabalhar com ele implica trabalhar com a história das arquiteturas nacionais e com a experiência de toda a comunidade.

Em seguida, projetamos uma escola com um pátio em “U” que contém e ao mesmo tempo projeta o edifício em direção à paisagem rural que ainda persiste à distância, com um invólucro contínuo de tijolos expostos. Uma pele grossa que protege e filtra. Isso nos permite ver e conviver com o exterior desde um lugar seguro e acolhedor.

© Mariana Cecilio

A variação deste envoltório responde às diferentes situações do programa e à orientação do edifício. Dessa maneira, torna-se mais ou menos permeável, mais ou menos integrador.

A escola possui ótimos acessos que recebe generosamente o usuário, alcançados com um gesto simples e contundente. A inclinação deste plano envolvente gera um espaço de ampla transição, de encontro, com grande abertura à comunidade.

© Mariana Cecilio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cerrito, 14000 Col Nicolich, Departamento de Canelones, Uruguai

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Integral N300 Colonia Nicolich / PAEPU_ANEP" [Escuela de tiempo completo N300 Colonia Nicolich / PAEPU_ANEP] 16 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926345/escola-integral-n300-colonia-nicolich-paepu-anep> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.