Restaurante Nicha Tujia / Atelier A

Restaurante Nicha Tujia / Atelier A - Mais Imagens+ 14

Xicheng, China
  • Arquitetos: Atelier A; Atelier A
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  235
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Byungmin Jeon
© Byungmin Jeon

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nicha, que significa "Olá" no dialeto Tujia, é o nome do mais recente projeto do Atelier A, um restaurante especializado em cozinha Tujia. Sua decoração natural e rústica apresenta o estilo étnico e as tradições artísticas tujianenses.

© Byungmin Jeon

O restaurante está localizado em uma junção discreta das ruas Liulichang e Yangmeizhuxie, em Dashilan, em Pequim. Ao destacar os tijolos vermelhos do edifício original, o arquiteto consegue torná-lo atraente, mas não abrupto, entre os edifícios cinzentos da área.

Tijolos vermelhos são amplamente utilizados na fachada, paredes e pisos. Imagem © Byungmin Jeon

Tijolos vermelhos são usados extensivamente neste edifício, incluindo a fachada, paredes e pisos. Para manter sua perspectiva original, a maioria dos tijolos antigos é preservada, tendo apenas alguns novos adicionados. Esses tijolos adicionais não são fabricados recentemente, mas reciclados, removidos de prédios antigos de Xangai e transportados até Pequim. Eles são da mesma qualidade e cor dos tijolos originais que não são encontrados em nenhum lugar em Pequim. A marca dos tijolos adicionais é deliberadamente deixada descoberta, de acordo com um estilo genuíno.

© Byungmin Jeon
Planta
© Byungmin Jeon

A fachada foi reconstruída para criar o padrão oco e geométrico, que dilui a luz do sol direta durante o dia e cria um efeito enigmático à noite. A divisória de aço na entrada é recuada para dentro por um metro para deixar uma transição entre o interior e a rua movimentada, para que os clientes não precisem enfrentar diretamente os pedestres e aqueles que esperam para entrar possam ter um lugar para ficar.

As escadas são feitas de aço laminado a quente. As paredes superiores são pavimentadas com estuque cinza quente para iluminar o espaço. Imagem © Byungmin Jeon

O aço laminado é usado para escadas e estruturas, e mantido em sua cor cinza escuro natural da superfície de oxidação. Tijolos vermelhos das paredes são preservados. Estuque cinza quente é aplicado na parte superior das paredes para cobrir as marcas dos cabos e iluminar o espaço.

A principal linguagem da decoração de interiores é composta por linhas. Imagem © Byungmin Jeon

A principal linguagem da decoração de interiores é composta por linhas. As linhas cinzeladas naturais correspondem às curvas das faixas de iluminação e das bolhas de luz. Nas paredes, estão pendurados retratos de mulheres Tujia pintadas com linhas abstratas da própria arquiteta para representar o traje e o chapéu tradicionais.

Sala privado no segundo andar. Imagem © Byungmin Jeon

Outra característica artística do grupo étnico Tujia é Xilan Kapu, um artesanato tradicional e único de brocado. As tapeçarias de Xilan Kapu, com várias cores e padrões, são feitas por artesãos locais para atender aos diferentes temas dos ambientes.

© Byungmin Jeon

O layout original do segundo andar é mantido, que é dividido em uma grande sala privada, uma pequena e uma área de jantar pública. Os dois ambientes estão decorados, respectivamente, com porcelanato verde e azulejo vermelho, de acordo com seus temas.

Sala privado no segundo andar. Imagem © Byungmin Jeon

O piso do terraço também é pavimentado com tijolos vermelhos para combinar com seu parapeito. As luzes de instaladas nas paredes ecoam o tema das linhas no interior. Os clientes podem apreciar a vista distante de Dashilan ou a cena movimentada da Yangmeizhuxie Street, no térreo.

O terraço. Imagem © Byungmin Jeon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Yangmeizhuxie, Pequim, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante Nicha Tujia / Atelier A" [Nicha Tujia Restaurant / Atelier A] 17 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926199/restaurante-nicha-tujia-atelier-a> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.