Ginásio Pompidou / enia architectes

Ginásio Pompidou / enia architectes - Mais Imagens+ 25

Courbevoie, França
  • Arquitetos: enia architectes; enia architectes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3480
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Blocstar, Diamant, Junckers, Schüco, Siniat, Tarkett, Trimble Navigation
  • Clientes: Ville de Courbevoie
  • Engenharia : CAP INGELEC
  • Consultores: Acoustique & Conseil
  • Arquitetos Responsáveis: Brice Piechaczyk, Mathieu Chazelle, Simon Pallubicki
  • Cidade: Courbevoie
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Epaillard + Machado

Descrição enviada pela equipe de projeto. A reconstrução do Ginásio Pompidou é uma fase fundamental na regeneração de um bairro que está passando por mudanças rápidas em Courbevoie. Aproveitando sua localização na esquina de dois dos principais eixos da cidade, o projeto assume uma função essencial de reparo urbano entre as alturas heterogêneas dos edifícios, um elo entre o patrimônio histórico da cidade e a ambição de futuras instalações. A sobriedade geral do volume do edifício contribui para a sua integração urbana e confere a formalidade de um edifício público.

© Epaillard + Machado
Planta - Térreo
© Epaillard + Machado

O desafio do projeto foi integrar um grande número de funções e espaços em um pequeno local: atividades esportivas como pavilhão com estandes, dojo, sala de treinamento, estúdio de dança e ainda campos de jogos ao ar livre; atividades culturais que incluem salas de música dedicadas à orquestra harmônica municipal; e também o serviço municipal de jardins realocados.

© Epaillard + Machado

A coexistência dessas três entidades responde a restrições operacionais muito diferentes, daí a troca com a extrema e necessária compacidade do edifício.

© Epaillard + Machado

A proposta baseia-se na superposição racional dessas funções em três níveis facilmente acessíveis. Essas rotas de acesso se adaptam a diferentes públicos, fornecendo visualizações e transparências em todas as áreas do projeto.

© Epaillard + Machado

O edifício mantém um diálogo íntimo com a cidade, que se projeta dentro e, ao mesmo tempo, se abre para o ambiente: grandes janelas no térreo proporcionam ao transeunte uma ampla visão da atividade dentro dos cômodos enquanto as áreas de recepção envidraçada no andar de cima têm vista para o bairro.

© Epaillard + Machado

O volume geral da construção é composto por camadas horizontais - bloco alternado de concreto branco e aberturas de vidro de altura total - que contribuem para o projeto unificado.

© Epaillard + Machado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:92400 Courbevoie, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ginásio Pompidou / enia architectes" [Espace Pompidou Gymnasium / enia architectes] 11 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926198/ginasio-pompidou-enia-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.