Casa C5 / Martin arquitetura + engenharia

Casa C5 / Martin arquitetura + engenharia

Casa C5 / Martin arquitetura + engenharia - Fachada, Viga, Jardim, TerraçoCasa C5 / Martin arquitetura + engenharia - JanelaCasa C5 / Martin arquitetura + engenharia - Mesa, Bancada, Cozinha, Cadeira, VigaCasa C5 / Martin arquitetura + engenharia - JardimCasa C5 / Martin arquitetura + engenharia - Mais Imagens+ 15

Capão da Canoa, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  204
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arcelor Mittal, Deca, GRAPHISOFT, Jatobá, Portobello, Vidraçaria Diamante, polimix
  • Arquiteto Responsável: João Batista Martin
  • Equipe De Projeto: Guilherme Dreyer, Rodrigo Silveira, Leonardo Borba. Indaiara Dimer, Itamar da Silva e Camila Azevedo
  • Engenharia: Gilberto Germano Jr
  • Paisagismo: Verde Arte Paisagismo
  • Cidade: Capão da Canoa
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa C5 / Martin arquitetura + engenharia - Fachada
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. As escolhas e preferências dos usuários configuram a personalidade e funcionalidade de uma residência. Na casa C5, os principais moradores, uma menina de 9 anos e um menino de 6 quando perguntados sobre o que gostariam da nova casa foram rápidos em responder: “Queremos pátio para brincar!”. Após morar em um pequeno apartamento no centro da cidade, eles estavam ansiosos para a mudança.

Casa C5 / Martin arquitetura + engenharia - Fachada, Viga, Jardim, Terraço
© Marcelo Donadussi

A residência com pouco mais de 200m² de casa térrea se propõe a espaços traduzidos para as crianças e suas atividades de lazer e estudo e ambientes planejados com prioridade nas atividades familiares. Na fachada principal, o abrigo para os carros funciona como pátio coberto para brincadeiras em dias chuvosos. Já a varanda de acesso ao lago, localizada na parte posterior da casa é o local favorito para brincadeiras com água.

Casa C5 / Martin arquitetura + engenharia - Jardim
© Marcelo Donadussi

A integração entre os ambientes ocorre através do living, funcionando como elemento articulador entre os espaços abertos e extremidades. A planta é composta por dois blocos, o living aberto com pé direito alto de 4,5m amplo e integrado e o setor íntimo dos dormitórios, mais compartimentado. Os dormitórios são pequenos, apenas para dormir. Os dois irmãos compartilham o mesmo banheiro, que fica entre os dormitórios, o que em muitos lugares é chamado de “suíte americana”. A área de serviço foi colocada entre os dormitórios para maior praticidade e funcionalidade.

Casa C5 / Martin arquitetura + engenharia - Fachada
© Marcelo Donadussi

Uma parede de tijolos que não toca o teto faz a delimitação entre os dois blocos, criando circulação e privacidade aos dormitórios, além de iluminação e ventilação para área de transição dos ambientes. A singularidade deste elemento dá-se pela materialidade presente. A solução formal é simples e reflete a organização espacial interna: um prisma retangular branco que corresponde a área social, adicionado ao bloco mais baixo correspondente a área íntima.

Casa C5 / Martin arquitetura + engenharia - Mesa, Bancada, Cozinha, Cadeira, Viga
© Marcelo Donadussi
Casa C5 / Martin arquitetura + engenharia - Imagem 16 de 20
Planta

A varanda de frente e fundos são delimitadas por molduras de concreto aparente que contrastam com os ripados de madeira, que promovem privacidade e conforto térmico para a área íntima. As composições externas elaboradas com madeira e concreto revelam e destacam os volumes e seus planos, diferenciando ambiente íntimo e social. Os interiores refletem a mesma materialidade do exterior, com a predominância do concreto aparente. O destaque fica por conta de uma grande estante multiuso, de uso especial para abrigar os livros da família, feita na obra com vergalhões de aço que sobraram da construção e que se transformou na bancada de estudos das crianças.

Casa C5 / Martin arquitetura + engenharia - Janela
© Marcelo Donadussi

O projeto da Casa C5 representa a importância do projeto moldado pelas  preferências dos proprietários, neste caso os filhos do casal. A arquitetura da casa prima pela praticidade sem abrir mão de boas soluções formais. A resposta entusiasmada das crianças ao usar a casa é que resume e revela o êxito alcançado pelo projeto.

Casa C5 / Martin arquitetura + engenharia - Janela, Fachada, Jardim
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa C5 / Martin arquitetura + engenharia" 15 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926123/casa-c5-martin-arquitetura-plus-engenharia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.