Galeria de Arte Fluctuart / Seine Design

Galeria de Arte Fluctuart / Seine Design - Imagem 2 de 24Galeria de Arte Fluctuart / Seine Design - Imagem 3 de 24Galeria de Arte Fluctuart / Seine Design - Imagem 4 de 24Galeria de Arte Fluctuart / Seine Design - Imagem 5 de 24Galeria de Arte Fluctuart / Seine Design - Mais Imagens+ 19

Paris, França
  • Arquitetos: SEINE DESIGN
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Sergio Grazia
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, McNeel, Targetti, YAMAHA
  • Arquitetos Responsáveis: Gérard Ronzatti, Matthieu Ronzatti
  • Equipe De Projeto: Gérard Ronzatti, Matthieu Ronzatti
  • Clientes: Géraud Boursin, Eric Philippon, Nicolas Laugero
  • Engenharia: SEINE DESIGN
  • Iluminação: Franck Franjou
  • Acústica: Alain Français
  • Coordenação: Navitec
  • Cidade: Paris
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Galeria de Arte Fluctuart / Seine Design - Imagem 2 de 24
© Sergio Grazia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Fluctuart é um edifício flutuante que quis deixar a água entrar dentro dele. Uma ideia paradoxal mas que nos levou a fazer literalmente um buraco. Um paradoxo que responde ao programa, cirando um espaço fechado para expôr obras de arte que pertencem e que existem naturalmente na rua e em seu exterior: street-art e graffiti. Trazer a água para dentro do edifício consistiu em extrapolar os limites físicos do projeto e de os fazer desparecer – foi esta a base do trabalho arquitetônico.

Galeria de Arte Fluctuart / Seine Design - Imagem 6 de 24
© Sergio Grazia

Esta linha de água, dentro do pátio, e com as escadas que o sobrevoam, permite criar um espaço com força suficiente para articular os três, muito diferentes, pavimentos do edifício. A ‘caverna’ ao nível da água oferece perspectivas longitudinais do Sena. O primeiro andar com seus grandes planos de vidro permitem uma visão transversal dos dois lados do rio e o terraço, completamente aberto, que leva, por fim, a um panorama de 360°graus de Paris. O desenho das fachadas é inspirado no ritmo simples, puro e funcional de estruturas de edifícios fluviais e portuários. Uma estrutura independente flutuante em puro aço, que transporta estes volumes como se fossem containers. A trama da fachada repercute-se dentro do edifício organizando espaços, materiais, iluminação, mas também o design dos móveis, bares e suportes para as obras de arte. Os jogos de luz criados por esta repetição geram uma sensação de infinito no espaço.

Galeria de Arte Fluctuart / Seine Design - Imagem 7 de 24
© Sergio Grazia
Corte
Galeria de Arte Fluctuart / Seine Design - Imagem 5 de 24
© Sergio Grazia

A totalidade do envelope e da estrutura é em aço puro – trabalhado em todas as suas possibilidades – soldado, dobrado, esculpido. Isto assegura uma continuidade perfeita mecânica e física do nível da água até o terraço. Alumínio e inox nas molduras das fachadas, móveis, estantes da livraria, detalhes dos bares – todos desenhados sob medida pelo atelier. 

Galeria de Arte Fluctuart / Seine Design - Imagem 3 de 24
© Sergio Grazia
Planta
Galeria de Arte Fluctuart / Seine Design - Imagem 12 de 24
© Sergio Grazia

A transparência é trabalhada com os grandes painéis de vidro, desde as grandes janelas ao nível da água, à fachada da galeria de arte e a proteção do corrimão do terraço.

Galeria de Arte Fluctuart / Seine Design - Imagem 4 de 24
© Sergio Grazia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:53 Quai d'Orsay, 75007 Paris, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Galeria de Arte Fluctuart / Seine Design" [Fluctuart Art Gallery / Seine Design] 01 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926122/galeria-de-arte-fluctuart-seine-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.