Casa Parnian / White Cube Atelier

Casa Parnian / White Cube Atelier - Mais Imagens+ 17

Maku, Irã
  • Arquitetos: White Cube Atelier; White Cube Atelier
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  600
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Farshid Nasrabadi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Lorenzo, Novawood, Siporex Block, Travertine
  • Arquitetos Responsáveis: Reza Asadzadeh, Shabnam Khalilpourfar
  • Colaboradores: Mohamad Asadzade
  • Cidade: Maku
  • País: Irã
Mais informaçõesMenos informações
© Farshid Nasrabadi

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Parnian foi projetada e construída para uma família de 4 pessoas na cidade de Maku. A propriedade tinha o potencial de aproveitamento da luz natural do sul e do norte e excelentes vistas para o Monte Ararat, bem como para as montanhas ao sul. A definição do conceito foi resultado de um desafio entre o cliente e os arquitetos; a demanda era criar uma casa familiar distinta e tentar atender aos requisitos espaciais em um pavimento, em contraste com a popularidade das casas duplex neste bairro.

© Farshid Nasrabadi

Iniciamos o diálogo sobre as relações espaciais e redefinimos a planta baixa residencial típica de acordo com a área bruta limitada. A organização espacial acontece em 70% da área bruta, com um recuo de 1,5 metro no térreo, que abriga espaços públicos como estacionamento, saguão, área técnica e um espaço multifuncional com amplas janelas conectadas ao pátio sul.

Planta - Térreo

O primeiro andar é acessível através de dois caminhos: pela escada de metal no quintal e pela escada interna e elevador. Um vestíbulo foi projetado como uma entrada que enriquece a interação entre os ocupantes e os espaços; a cozinha está em frente à porta, a área privada à direita e a área social à esquerda.

© Farshid Nasrabadi
Corte
© Farshid Nasrabadi

O vazio interno acima do vestíbulo cria um ponto de confluência no coração da sala de estar, que integra área privada e social e permite que a entrada e o terceiro quarto se beneficiem totalmente da luz do sol, simulando um pátio semifechado.

© Farshid Nasrabadi

A área privada apresenta 3 quartos - o quarto principal possui persianas flexíveis verticais de madeira que garantem privacidade. O quarto não pode ser visto diretamente da rua e é iluminado pelo sol no início da manhã como resultado do volume de madeira dobrado da fachada e do terceiro quarto.

Perspectiva Explodida

A área social compreende a sala de estar e o salão com janelas francesas, que levam luz natural ao interior e permitem a coexistência e o diálogo entre os espaços e a luz do dia, bem como a ventilação. Esta área é conectada ao segundo pavimento pela escada de madeira. O segundo andar apresenta um terraço generoso que proporciona um ambiente aconchegante, onde os ocupantes podem realizar várias atividades.

© Farshid Nasrabadi

A superfície dobrada é refletida em todos os detalhes do projeto, da programação de fachadas ao forro falso e o design das paredes do saguão. 

© Farshid Nasrabadi

As diretrizes do projeto incluem, geralmente: focar nos espaços abertos, no pátio, no conceito e sua função relacionada aos espaços de convivência; considerar a quantidade e a qualidade da luz natural e sua relação com a função dos espaços; pensar na dimensão e proporção dos pátios; determinar a quantidade de visuais para os espaços abertos e para o céu; definir o telhado não apenas como uma separação entre o edifício e o céu, mas também como uma superfície entre o ambiente construído e o céu.

© Farshid Nasrabadi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Parnian / White Cube Atelier" [Parnian House / White Cube Atelier] 10 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926018/casa-parnian-white-cube-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.