Moradia Popular Bavnehøj Allé / WE architecture

Moradia Popular Bavnehøj Allé / WE architecture - Mais Imagens+ 16

Copenhague, Dinamarca
  • Arquitetos: WE architecture; WE architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1580
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rozbeh Zavari, Marc Jay
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Keflico
  • Equipe De Projeto: Kasper Munk, Alicja Krzeszewska, Corrado Galasso, Alexandru Pavel, Camille Tailardat, Philip Thusholdt, Simon Skriver, Ieva Vysniauskaite, Antonina Salmina, Marek Harnol, Sofie Brincker
  • Engenharia: Drias Ingeniører
  • Colaboradores: JN Construction
  • Cidade: Copenhague
  • País: Dinamarca
Mais informaçõesMenos informações
© Rozbeh Zavari

Descrição enviada pela equipe de projeto. Desenvolvido com a intenção de oferecer uma alternativa ao mercado residencial de pequenas unidades, o projeto Bavnehøj Allé pretende redefinir os padrões de qualidade para moradias populares a preços acessíveis na Dinamarca. O edifício do Bavnehøj Allé é composto por 40 unidades residencias de um quarto, com apartamentos de 38 a 45 metros quadrados, e um impressionante pé direito livre de três metros de altura. Todos os apartamentos contam ainda com uma generosa área externa de varanda. Interiormente, os apartamentos estão acabados com materiais simples e honestos, como revestimentos em madeira e concreto aparente (parte da própria estrutura do edifício). O condomínio do Bavnehøj Allé está conformado por uma composição simples de dois blocos perpendiculares, conectados entre si através de duas passarelas que por sua vez, dão acesso ao núcleo de circulação vertical. Estes volumes puros contam ainda com uma segunda pele inteiramente revestida com um ripado de madeira, proveniente de florestas certificadas de pinho da Nova Zelândia, criando um padrão de fachada único, que contribui para com a expressividade do projeto. Além disso, esta dupla envoltória permite ampliar os espaços interiores controlando ainda as condições de iluminação e privacidade dos apartamentos - além de dar forma a uma fachada atrativa e dinâmica.

© Rozbeh Zavari

O edifício foi construído a partir de módulos que se repetem linearmente, tanto horizontalmente quanto verticalmente, construindo os dois blocos ortogonais. Acoplado a estes módulos, que compõe as unidades residenciais, um grid metálico fornece a estrutura de suporte necessária para as varandas e passarelas. Esta malha de fachada foi composta para criar um ritmo que assemelha-se a uma colcha de retalhos com um padrão que nunca se repete. Ainda que à primeira vista, a fachada pareça ter um padrão contínuo e rítmico, após uma inspeção mais detalhada, ela se revela dinâmica e complexa, onde nenhuma fachada é igual a outra. A madeira de pinho da Nova Zelândia, chamada de Accoya®, é uma madeira sustentável, neutra em CO2 e 100% reciclável, além de ser certificada pela FSC®, com o selo Cradle to Cradle Gold, atendendo ainda a uma série de certificações emitidas pela própria Dinamarca. A Accoya é uma espécie de Pinho Radiata modificada naturalmente para resistir à podridão e fungos - sem a aplicação de produtos químicos. Como resultado disso, a madeira torna-se mais leve, estável e resistente aos raios ultra violeta, além de ser altamente durável e contar com um garantia de uso de até 50 anos.

© Rozbeh Zavari
Implantação
Corte

O Bavnehøj Allé é conformado por dois blocos de apartamentos posicionados perpendicularmente e orientados à norte-sul e leste-oeste. Todos os demais elementos funcionais do condomínio, como o estacionamento, o depósito de lixo, as escadas e o acesso do edifício, encontram-se implantados junto ao limite nordeste do terreno, liberando as melhores vistas para os apartamentos, com suas varandas orientadas à norte e sul e garantindo ainda uma melhor iluminação dos espaços internos. O projeto de interiores minimalista contrasta fortemente com a exuberância da natureza do lado de fora, onde foram criadas generosas varandas protegidas pela segunda pele do edifício. Janelas de piso ao teto garantem uma perfeita conexão entre os espaços interiores e exteriores, enquanto que o generoso pé-direito de três metros, colabora para com uma transição suave para o exterior - integrando a varanda como um segundo ambiente complementar aos pequenos apartamentos. A envoltória de madeira desempenha um papel de proteção solar, filtrando a luz natural e permitindo uma constante ventilação sem abrir mão da privacidade.

© Marc Jay

Localizada nos arredores de Copenhague, nos limites entre a cidade e a natureza, o Bavnehøj Allé se diferencia da maioria dos seus edifícios vizinhos. Sua expressiva fachada de madeira, cria uma transição natural para o parque em frente, aproximando arquitetura e paisagem. Um marco que pretende redefinir os padrões de qualidade da arquitetura dos condomínios de pequenos apartamentos na Dinamarca.

© Marc Jay

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Copenhague, Dinamarca

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Moradia Popular Bavnehøj Allé / WE architecture" [Bavnehøj Allé Youth Housing / WE architecture] 21 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926014/moradia-popular-bavnehoj-alle-we-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.