Casa em Tamariu / 05 AM Arquitectura

Casa em Tamariu / 05 AM Arquitectura - Mais Imagens+ 26

Tamariu, Espanha
  • Arquitetos: 05 AM Arquitectura; 05 AM Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  338
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adria Goula
  • Arquiteto Técnico: Planas-Casadevall
  • Estrutura: GMK – Miquel Llorens
  • Engenharia: SJ12 Enginyers – Albert Colomer
  • Construção: Xiu Cargol
  • Arquitetos Responsáveis: Joan Arnau, Carme Muñoz
  • Equipe De Projeto: Julia Esteve, Laura Rodrigo
  • Cidade: Tamariu
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Adria Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um terreno de grande inclinação, com o acesso acontecendo no nível mais alto, definimos uma casa compacta em contato com a rua e o limite norte, liberando o máximo de espaço exterior ao sul. Para obter uma melhor relação com as vistas, o volume foi rotacionado para buscar a visão do mar. O resultado é uma planta baixa que responde às duas principais diretrizes do terreno: resolver sua inclinação e buscar as melhores vistas.

© Adria Goula
Planta Baixa
Planta Baixa
© Adria Goula

Por outro lado, o pavimento inferior utiliza-se apenas da inclinação para resolver melhor o contato com o solo, gerando, por sua vez, um terraço no pavimento principal que se estende na face sul. A volumetria é resolvida com uma cobertura inclinada que se adapta à topografia da terra e que se fragmenta sem perder a continuidade.

© Adria Goula

Esta solução dá qualidade à volumetria dos espaços internos e permite a entrada de luz natural. Os espaços principais estão organizados ao redor da chaminé central, sendo uma sequência de espaços com diferentes alturas, inclusive com um pé-direito duplo voltado para o sul, permitindo que o sol atinja todo o ambiente interno.

© Adria Goula
Elevação
© Adria Goula

Como uma extensão do interior, uma área externa protegida por uma pérgola gera um ambiente muito agradável ao ar livre. Na bissetriz dos dois principais volumes que organizam a planta, há uma escada em espiral que incorpora patamares intermediários de dimensões mais generosas e que fazem parte do programa funcional.

© Adria Goula

No pavimento inferior, o espaço de chegada das escadas se torna uma área multiuso com saída para o exterior. É uma casa onde as volumetrias externa e interna são projetadas para aproveitar o sol e as visuais, liberando a superfície útil externa máxima voltada para o sul.

© Adria Goula

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Tamariu / 05 AM Arquitectura" [Casa en Tamariu / 05 AM Arquitectura] 08 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926013/casa-em-tamariu-05-am-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.