Prefeitura e Centro Cultural Espace Winson / RESERVOIR A

Prefeitura e Centro Cultural Espace Winson / RESERVOIR A - Mais Imagens+ 24

Fosses-la-Ville, Bélgica
  • Arquitetos: RESERVOIR A
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aliplast, Eternit, Etex, Etex Colombia, Geberit, Joris Ide, Knauf, Kone, Recticel, Tormax
  • Arquitetos Responsáveis: Julien Dailly, Maguy Malengrez, Cédric Lodewickx
  • Cliente: Cidade de Fosses-La-Ville
  • Colaboradores: A+11 Architectes – Richard Dossogne, Atelier Paysage – Etienne Cellier, Pec – Thierry Piron e Eric Stassen, Design Addict - Patrick Everaert
  • Cidade: Fosses-la-Ville
  • País: Bélgica
Mais informaçõesMenos informações
© Marie-Noëlle Dailly

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto teve como objetivo a transformação do castelo de Winson em uma prefeitura, um centro cultural e escritórios do CPAS (um centro social). Os serviços comunitários, o CPAS e o Centro Cultural estavam divididos entre diferentes edifícios em Fosses-la-Ville. A administração comunitária, no entanto, teve recentemente a oportunidade de comprar o Castelo Winson - uma notável mansão do século XVII - e, consequentemente, decidiu abrir um concurso, em 2012, com a intenção de unificar as três instituições.

© Marie-Noëlle Dailly

A principal função de um castelo é a defesa contra ameaças externas, enquanto a de um edifício público é ser aberto aos cidadãos. A transformação de um castelo em um centro comunitário consistiu em abrir os muros circundantes e conectar sua área externa ao espaço público. Do ponto de vista simbólico, era uma questão de retornar à comunidade o que anteriormente pertencia a uma pessoa ou uma única família. A inserção de um caminho transversal de pedestres no local modifica totalmente a lógica de funcionamento: a entrada agora se volta para a cidade e a descoberta do local leva indiretamente ao parque.

© Marie-Noëlle Dailly
Elevação
© Marie-Noëlle Dailly

O eixo recém-implementado assume a forma, às vezes de um pátio, às vezes de um fluxo interno e um volume flutuante ao mesmo tempo. A princípio quase imperceptível ao entrar no local, essa massa revestida de madeira se eleva sobre delgadas colunas de aço em direção ao lago. A permeabilidade da paisagem entre a antiga entrada cerimonial e o parque é maximizada por esse volume aéreo.

© Marie-Noëlle Dailly

A entrada foi posicionada na porção da muralha mais próxima da cidade: um avanço pontual que respeita a compreensão este elemento tão forte.O acesso é indicado por uma abertura revestida de aço Corten, interrompendo a parede branca, constituída pelas empenas do antigo volume.

© Marie-Noëlle Dailly

Do ponto de vista energético, os ganhos solares são balanceados pela proteção solar de madeira que cobre todo o volume apoiado nas estacas. Este é um trabalho original feito com o artista Patrick Everaert. Uma malha de madeira, cuja estrutura evolui de acordo com a necessária exposição solar dos espaços internos, se desdobra em frente às janelas. Mais do que apenas modificar a entrada de luz solar, ela anima e clareia ainda mais o volume, desmaterializando-o.

© Marie-Noëlle Dailly

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rue Donat Masson 22, 5070 Fosses-la-Ville, Bélgica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Prefeitura e Centro Cultural Espace Winson / RESERVOIR A" [Espace Winson Town Hall & Cultural Center / RESERVOIR A] 07 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925925/prefeitura-e-centro-cultural-espace-winson-reservoir-a> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.