Projeto urbano de infraestrutura verde

São Paulo, assim como outras metrópoles do mundo, enfrenta hoje sérios desafios no manejo de seus recursos hídricos, dentre eles a poluição difusa das águas urbanas e as inundações, que são fruto de um processo de urbanização acelerado que, diante de algumas circunstâncias, desconsidera as potencialidades das bases biofísicas de suas paisagens naturais.
Nesse contexto, a Infraestrutura Verde é reconhecida enquanto método de projeto da paisagem capaz de mitigar e tratar dos poluentes das águas a partir da criação de paisagens multifuncionais que, integram Soluções Baseadas na Natureza (SbN) para o manejo ecológico dos escoamentos na fonte e, adaptam as infraestruturas cinzas ao ciclo hidrológico, ao mesmo tempo em que reduz os riscos de inundações e oferece oportunidade para a revitalização dos cursos hídricos urbanos além de outros serviços ecossistêmicos às sociedades.

O curso aborda temas imprescindíveis para o manejo ecológico das águas e revitalização de rios e córregos urbanos através de um exercício prático onde os alunos trabalham em conjunto no desenvolvimento de um projeto de Infraestrutura Verde para uma bacia hidrográfica de São Paulo.

Temas abordados:
*Infraestrutura Verde
- Paisagem de alto desempenho enquanto rede de infraestrutura urbana
- Serviços ecossistêmicos e resiliência urbana

*Manejo das águas
- Medidas de controle na fonte
- Biorretenção e fitorremediação
- Revitalização de rios e córregos urbanos

*Técnicas de design: Soluções Baseadas na Natureza (SbN)
- Jardim de chuva, biovaleta, canteiro pluvial, bacia de infiltração vegetada e alagado construído

*Vegetação
- Seleção botânica para Infraestrutura Verde
- Conservação da biodiversidade e cultivo da floresta
urbana

*Oficina de Projeto Urbano de Infraestrutura Verde
- Apresentação de um estudo de caso de uma bacia hidrográfica urbanizada

Aulas e horários:
26 de outubro das 09:00h as 16:00h
02 de novembro das 09:00h as 16:00h
09 de novembro das 09:00h as 16:00h

INSCRIÇÕES ATÉ 16 DE OUTUBRO
https://faculdades-oswaldo-cruz.myedools.com/projeto-urbano-de-infraestrutura-verde

Professores:
Profª Maitê Bueno Pinheiro
Mestre em Paisagem e Ambiente pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), Especialista em Química Ambiental (FOC) e Bacharel em Ciências Biológicas (UNINOVE). Formação acadêmica e profissional interdisciplinar e multicultural especializada nos Projetos Urbanos de Infraestrutura Verde, no Desenvolvimento Urbano de Baixo Impacto e na utilização de Soluções Baseadas na Natureza para mitigação e tratamento da poluição das águas, revitalização de rios e córregos urbanos e promoção de Serviços Ecossistêmicos. Realizou estágio de Pesquisa na Universidade Humboldt de Berlim (2016) e na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (2010-2012). Idealizadora do UrbAmbiental, Coletivo de Profissionais Especialistas em Infraestrutura Verde, onde atua como consultora e realiza oficinas de projetos, palestras e outras atividades.

Profª Adriana Afonso Sandre
Doutoranda da FAU-USP (início em 2018). Mestre em Paisagem e Ambiente pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP). Cursa Arquitetura e Urbanismo na mesma instituição. Bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas, ambos pela USP (2010) e com bolsa de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Técnica em Paisagismo pelo Senac (2009). Participou do GCUA Summer school on Green and Sustainable cities em Malmö (2015), contemplada com bolsa da Swedish University of Agricultural Sciences (SLU).Tem experiência em coordenação de projetos ambientais e educacionais, especialmente nas áreas de planejamento ambiental e urbano, ecologia da paisagem e infraestrutura verde.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Projeto urbano de infraestrutura verde" 02 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925835/projeto-urbano-de-infraestrutura-verde> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.