Casa La Laguna / David Macias

Casa La Laguna / David Macias - Mais Imagens+ 17

Villeta, Colômbia
  • Arquitetos: David Macias; David Macias
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  650
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Daniel Segura
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bioteckta, Corona, Eternit, Latin store house, Modular design, Pintuco, Saint-Gobain, Trimble Navigation
  • Diretor De Projeto: David Macias
  • Desenhos: David Macias, Miguel Quintana
  • Construção: Cano Ospina Ingeniería
  • Visualização: Julian Macias, Claudia Duarte
  • Bioclimática: John Saavedra
  • Cálculo Estrutural: Marcelo Paez
  • Arquiteto Responsável: David Macias
  • Cidade: Villeta
  • País: Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
© Daniel Segura

Descrição enviada pela equipe de projeto. Como desafio, esta residência localizada sobre um terreno com grande inclinação em clima quente, busco tirar o maior proveito do escalonamento topográfico para poder gerar uma estratégia associada a fatores ecológicos e de aproveitamento bioclimático, gerando um reservatório hídrico que funciona como corredor de bio-fauna, e que em termos de paisagem, é o centro gerador do qual parte o desenho. A proposição de um lago se projeta sobre a parte mais plana do lote, aproveitando sua mínima profundidade e forma natural do terreno como cota topográfica captadora de águas pluviais e condutora das mesmas. A morfologia do lote permitiu gerar uma proposta ao redor de um reservatório para criar um microclima e uma coesão correta entre o construído e o natural, reduzindo o impacto da implantação e da construção sobre o terreno.

© Daniel Segura
© Daniel Segura

Depois de definir a profundidade do reservatório e sua morfologia derivada da cota topográfica mais adequada em termos da proximidade da construção, a residência ficou por cima do nível da lâmina d'água, permitindo, assim, conduzir as águas no sentido natural de escoamento do terreno. Esta condução e livre circulação de águas se da através de duas cascatas que ajudam na oxigenação do reservatório, mantendo assim seu nível e frequente circulação hídrica. Devido à forte inclinação, estes canais, em termos construtivos, ajudam a conduzir as águas por fora da casa, solução de enclave paisagístico e arquitetônico que teve seu desenho inspirado pela posição central do lago. Ao implantar a casa buscou-se evitar ao máximo as escavações, acoplando-se aos diversos níveis do terreno sem ter a necessidade de gerar dois pavimentos, estratégia de implantação que não produz visualmente uma edificação, mas dois patamares sobre um entorno natural.

© Daniel Segura
© Daniel Segura

A casa em formato de L gera um enquadramento geométrico ao redor do reservatório, onde o escalonamento de três diferentes níveis se acopla sobre a morfologia do terreno através dos planos horizontais em suas placas de contrapiso e cobertura.

No primeiro pavimento encontramos a área social, aberta à paisagem e complementada por uma piscina de borda infinita do mesmo tamanho do reservatório. A horizontalidade da piscina e sua orientação correta reflete o vale da cordilheira, maximizando a abertura da paisagem.

© Daniel Segura

No nível intermediário encontra-se a área de serviços e um bloco de dormitórios tipo, área que se articula por meio de uma escada que flutua sobre um dos canais que conduzem a água da chuva ao reservatório.

No terceiro pavimento, e de forma isolada, encontra-se a área de dormitórios principal e um estúdio-mirante, além de áreas privadas a partir das quais se pode observar a totalidade da paisagem, a casa e o lago junto à piscina e as áreas sociais.

© Daniel Segura

A implementação de beirais e pérgolas nos ajudou a gerar áreas totalmente controladas de sol e condução de ventilação cruzada sobre os espaços internos para os dias mais quentes. A utilização dessas pérgolas e decks sobre as áreas externas é complementada com o aproveitamento de terraços, oferecendo áreas de permanência, relaxamento e contemplação; estratégias de desenho do limiar entre dentro e fora, onde a perspectiva a partir de qualquer ângulo demarca os enclaves da paisagem do trópico colombiano.

© Daniel Segura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa La Laguna / David Macias" [Casa La Laguna / David Macias] 09 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925808/casa-la-laguna-david-macias> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.