Apartamentos em Senri / nmstudio architects + Nozoe Shimpei Architects

Apartamentos em Senri / nmstudio architects + Nozoe Shimpei Architects - Mais Imagens+ 16

  • Clientes: Osaka Prefectural Housing Corporation
  • Consultoria: Sanyu Kensetsu
  • Arquitetos Responsáveis: Yu Ninagawa, Sohta Mori, Shimpei Nozoe
  • Equipe De Projeto: Yu Ninagawa, Sohta Mori, Shimpei Nozoe
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
© Forward Stroke / Koji Okumura

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um projeto de reforma para o Danchi (complexo de moradias públicas no Japão) localizado em Senri, Osaka. O objetivo era “reunir uma grande variedade de residentes neste antigo conjunto habitacional”. Por isso, projetamos 4 protótipos para esse complexo habitacional (10 unidades no total).

© Forward Stroke / Koji Okumura

Independentemente do apartamento, os moradores otimizam o espaço alterando a organização de seus objetos e o uso dos cômodos. Pensamos que a otimização é a "singularidade dos residentes" e projetamos esses apartamentos para enfatizá-la. Queríamos criar unidades habitacionais que acomodassem uma ampla gama de estilos de vida.

© Forward Stroke / Koji Okumura

A parede divisória existente foi desmontada e instalamos um objeto de madeira chamado “Shima: ilha”. Este “Shima” de madeira é como um móvel que divide delicadamente o espaço. Os moradores podem deitar-se neste "Shima", desfrutar de momentos relaxantes com suas coisas favoritas exibidas nas suas paredes.

© Forward Stroke / Koji Okumura
Planta tipo - A1
© Forward Stroke / Koji Okumura

Este projeto permite que o residente modifique livremente o espaço através de "Shima". Eles podem colocar livremente coisas que amam e descobrir seu próprio modo de usar o "Shima". Essas pequenas unidades habitacionais gradualmente se transformam em cenários confortáveis, cheios de “singularidade dos moradores”.

© Forward Stroke / Koji Okumura
Planta tipo - B1
© Forward Stroke / Koji Okumura

"Shima" divide suavemente o espaço. Além disso, as cortinas instaladas nas suas bordas podem dividir claramente a sala. Os próprios residentes podem ajustar seu senso de distância de acordo com a situação. Esta unidade pode ser usada como um cômodo individual ou ser dividida em dois.

© Forward Stroke / Koji Okumura

"Shima" se torna um lugar onde os moradores passam o tempo, com 30 cm de altura do nível do chão. Pode ser usado como uma cama ou "Engawa". Se você colocar almofadas à beira de “Shima”, elas serão cadeiras de jantar. O local em que a prateleira está presa pode ser usado como uma mesa ou pode ser transformado em um armário. Este é um espaço que oferece flexibilidade para os moradores usarem livremente.

© Forward Stroke / Koji Okumura

"Shima" guarda e exibe coisas, tem dois lugares onde os moradores podem colocar seus pertences. O armazenamento no piso foi feito para “coisas que eles querem esconder”, e as paredes de placa perfurada são locais para “coisas que eles querem mostrar”. Usando um ganchos para a placa perfurada, as coisas podem ser organizadas livremente em superfícies verticais como roupas e livros. Isso significa que os moradores podem personalizar suas paredes e descobrir como usar o "Shima" e criar sua "singularidade" em cada unidade habitacional.

© Forward Stroke / Koji Okumura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:1-23 Yamada Nishi, Suita-shi, Osaka, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamentos em Senri / nmstudio architects + Nozoe Shimpei Architects" [Apartments in Senri / nmstudio architects + Nozoe Shimpei Architects] 13 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925718/apartamentos-em-senri-nmstudio-architects-plus-nozoe-shimpei-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.