Aeroporto Internacional de Beijing Daxing / Zaha Hadid Architects

Aeroporto Internacional de Beijing Daxing / Zaha Hadid Architects

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Daxing, China
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo Fotografias:  Hufton+Crow
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Sika
  • Arquitetos Responsáveis:Zaha Hadid Architects (ZHA) e ADP Ingeniérie (ADPI)
  • Proejeto:(ZHA) Zaha Hadid, Patrik Schumacher
  • Diretor Do Projeto:(ZHA) Cristiano Ceccato, Charles Walker, Mouzhan Majidi
  • Diretor Design Projeto:(ZHA) Paulo Flores
  • Arquiteto Do Projeto:(ZHA) Lydia Kim
  • Coordenador Do Projeto:(ZHA) Eugene Leung, Shao-Wei Huang
  • Equipe De Projeto:(ZHA) Uli Blum, Antonio Monserrat, Alberto Moletto, Sophie Davison, Carolina Lopez-Blanco, Shaun Farrell, Junyi Wang, Ermis Chalvatzis, Rafael Contreras, Michael Grau, Fernando Poucell, Gerry Cruz, Filipa Gomez, Kyla Farrell, Natassa Lianou, Teoman Ayas, Peter Logan, Yun Zhang, Karoly Markos, Irene Guerra
  • Equipe Beijing:(ZHA): Satoshi Ohashi, Rita Lee, Yang Jingwen, Lillie Liu, Juan Liu
  • Institutos Locais De Design:BIAD (Beijing Institute of Architecture & Design) + CACC (China Airport Construction Company)
  • Equipe Do Consórcio (Etapa De Competição):Pascall + Watson, BuroHappold Engineering, Mott Macdonald, EC Harris Consultants, McKinsey & Company, Dunnett Craven, Triagonal, Logplan, Sensing Places, SPADA
  • Sistema De Segurança + Design De Sistemas De Bagagem:China IPPR International Engineering Co. Ltd.
  • Design De Sistemas De Informação E Fraca Potência:China Electronics Engineering Design Institute + Civil Aviation Electronic Technology Co. Ltd.
  • Projeto De Trilho De Alta Velocidade:The Third Rail Survey and Design Institute Group Corporation Ltd.
  • Projeto Metrô:Beijing City Construction Design Research General Institute Co. Ltd.
  • Projeto Viaduto / Ponte:Beijing General Municipal Engineering Design & Research Institute Co. Ltd.
  • Projeto Anti Incêndio:ARUP
  • Arte Pública:Central Academy of Fine Arts
  • Tecnologia Sustentável:Beijing TsingHua TongHeng Urban Planning and Design Institute
  • Design Bim :DTree Ltd.
  • Fachada Arquitetura:XinShan Curtainwall Ltd. + Beijing Institute of Architectural Design (Group) Co. Ltd. Complex Structure Division
  • Sistema Metrô:Lea+Elliott
  • Iluminação :Gala Lighting Design Studio
  • Sistema De Identificação / Sinalização:East Sign Design & Engineering Co. Ltd. (East)
  • Paisagismo:Beijing Institute of Architectural Design (Group) Co. Ltd (BIAD) Landscape Design Division
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© Hufton+Crow
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Descrição enviada pela equipe de projeto. O Aeroporto Internacional de Beijing Daxing é um novo complexo a 46 quilômetros do centro de Pequim. Desenvolvido para aliviar o congestionamento no aeroporto existente da capital, ele será um importante centro de transporte para a região com a maior demanda mundial de viagens internacionais e será totalmente integrado à crescente rede de transporte do país.

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Inicialmente, o Beijing Daxing atenderá 45 milhões de passageiros por ano, aumentando sua capacidade para 72 milhões até 2025 graças à expansão planejada para atender até 100 milhões de passageiros e 4 milhões de toneladas de carga anualmente. O terminal de passageiros de 700.000 metros quadrados inclui um centro de transporte terrestre de 80.000 metros quadrados que oferece conexões diretas a Pequim, a rede ferroviária nacional de alta velocidade e serviços de trem local, fornecendo um catalisador para o desenvolvimento econômico em Tianjin e na província de Hebei.

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Planta - L1
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Recentemente atribuído pela Associação Internacional de Transporte Aéreo, o código do aeroporto é "PKX" define um novo padrão em serviços de transporte aéreo, atendendo à crescente população da região em um terminal de passageiros compacto e eficiente, adaptável para crescimento futuro.

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Guiados pelos princípios da arquitetura tradicional chinesa, os espaços são organizados interconectados em torno de um pátio central. O desenho do aeroporto guia todos os passageiros com facilidade pelas áreas de partida, chegada ou transferência até o grande pátio em seu centro, um espaço para reuniões com várias camadas no coração do complexo.

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Seis formas fluidas dentro do teto abobadado alcançam o chão para apoiar a estrutura e trazer luz natural para dentro, direcionando todos os passageiros para o pátio central. A luz natural também entra através de uma rede de claraboias lineares que fornecem um sistema de navegação intuitivo em todo o edifício, guiando os passageiros para suas portas de saída. Seções estruturais de até 100 metros criam espaços públicos generosos e permitem o maior grau de flexibilidade para qualquer reconfiguração futura.

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O design radial compacto da estrutura permite que um número máximo de aviões seja estacionado diretamente no aeroporto, com distâncias mínimas do centro do edifício, proporcionando conforto excepcional aos passageiros e flexibilidade nas operações. 79 portas com pontes aéreas conectam-se diretamente à estrutura que pode receber rapidamente os passageiros de seis aviões A380 simultaneamente.

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Cinco píeres de aeronaves irradiam diretamente do pátio central principal do aeroporto, onde estão localizados todos os serviços e comodidades para passageiros, permitindo percorrer distâncias relativamente curtas pelos corredores, sem a necessidade de trens de ligação automatizados. Como resultado, o design compacto da estrutura minimiza as distâncias entre o check-in e a porta, bem como as conexões entre as portas para a transferência de passageiros. Essa configuração radial garante que o portão de embarque mais distante possa ser acessado em um tempo de caminhada de menos de 8 minutos.

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A geração de energia fotovoltaica é instalada em todo o aeroporto para fornecer uma capacidade mínima de pelo menos 10 MW. O aquecimento centralizado de Beijing Daxing, com recuperação de calor residual, é apoiado por um sistema de  calor por fonte terrestre que incorpora uma área concentrada de fornecimento de energia de quase 2,5 milhões de metros quadrados.

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O aeroporto também implementa a coleta de água da chuva e um sistema de gerenciamento de água que emprega armazenamento natural e purificação natural de até 2,8 milhões de metros cúbicos de água em novas áreas úmidas, lagos e córregos para evitar inundações e neutralizar o efeito da 'ilha de calor' do verão no microclima local.

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Localização do Projeto

Endereço:Daxing, Pequim, China

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Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Aeroporto Internacional de Beijing Daxing / Zaha Hadid Architects" [Beijing Daxing International Airport / Zaha Hadid Architects] 30 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925631/aeroporto-internacional-de-beijing-daxing-zaha-hadid-architects> ISSN 0719-8906

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