Aeroporto Internacional de Beijing Daxing / Zaha Hadid Architects

Aeroporto Internacional de Beijing Daxing / Zaha Hadid Architects - Mais Imagens+ 35

Daxing, China
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hufton+Crow
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Sika
  • Arquitetos Responsáveis: Zaha Hadid Architects (ZHA) e ADP Ingeniérie (ADPI)
  • Proejeto: (ZHA) Zaha Hadid, Patrik Schumacher
  • Diretor Do Projeto: (ZHA) Cristiano Ceccato, Charles Walker, Mouzhan Majidi
  • Diretor Design Projeto: (ZHA) Paulo Flores
  • Arquiteto Do Projeto: (ZHA) Lydia Kim
  • Coordenador Do Projeto: (ZHA) Eugene Leung, Shao-Wei Huang
  • Equipe De Projeto: (ZHA) Uli Blum, Antonio Monserrat, Alberto Moletto, Sophie Davison, Carolina Lopez-Blanco, Shaun Farrell, Junyi Wang, Ermis Chalvatzis, Rafael Contreras, Michael Grau, Fernando Poucell, Gerry Cruz, Filipa Gomez, Kyla Farrell, Natassa Lianou, Teoman Ayas, Peter Logan, Yun Zhang, Karoly Markos, Irene Guerra
  • Equipe Beijing: (ZHA): Satoshi Ohashi, Rita Lee, Yang Jingwen, Lillie Liu, Juan Liu
  • Institutos Locais De Design: BIAD (Beijing Institute of Architecture & Design) + CACC (China Airport Construction Company)
  • Equipe Do Consórcio (Etapa De Competição): Pascall + Watson, BuroHappold Engineering, Mott Macdonald, EC Harris Consultants, McKinsey & Company, Dunnett Craven, Triagonal, Logplan, Sensing Places, SPADA
  • Sistema De Segurança + Design De Sistemas De Bagagem: China IPPR International Engineering Co. Ltd.
  • Design De Sistemas De Informação E Fraca Potência: China Electronics Engineering Design Institute + Civil Aviation Electronic Technology Co. Ltd.
  • Projeto De Trilho De Alta Velocidade: The Third Rail Survey and Design Institute Group Corporation Ltd.
  • Projeto Metrô: Beijing City Construction Design Research General Institute Co. Ltd.
  • Projeto Viaduto / Ponte: Beijing General Municipal Engineering Design & Research Institute Co. Ltd.
  • Projeto Anti Incêndio: ARUP
  • Arte Pública: Central Academy of Fine Arts
  • Tecnologia Sustentável: Beijing TsingHua TongHeng Urban Planning and Design Institute
  • Design Bim : DTree Ltd.
  • Fachada Arquitetura: XinShan Curtainwall Ltd. + Beijing Institute of Architectural Design (Group) Co. Ltd. Complex Structure Division
  • Sistema Metrô: Lea+Elliott
  • Iluminação : Gala Lighting Design Studio
  • Sistema De Identificação / Sinalização: East Sign Design & Engineering Co. Ltd. (East)
  • Paisagismo: Beijing Institute of Architectural Design (Group) Co. Ltd (BIAD) Landscape Design Division
  • Cidade: Daxing
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
© Hufton+Crow

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Aeroporto Internacional de Beijing Daxing é um novo complexo a 46 quilômetros do centro de Pequim. Desenvolvido para aliviar o congestionamento no aeroporto existente da capital, ele será um importante centro de transporte para a região com a maior demanda mundial de viagens internacionais e será totalmente integrado à crescente rede de transporte do país.

© Hufton+Crow

Inicialmente, o Beijing Daxing atenderá 45 milhões de passageiros por ano, aumentando sua capacidade para 72 milhões até 2025 graças à expansão planejada para atender até 100 milhões de passageiros e 4 milhões de toneladas de carga anualmente. O terminal de passageiros de 700.000 metros quadrados inclui um centro de transporte terrestre de 80.000 metros quadrados que oferece conexões diretas a Pequim, a rede ferroviária nacional de alta velocidade e serviços de trem local, fornecendo um catalisador para o desenvolvimento econômico em Tianjin e na província de Hebei.

© Hufton+Crow
Planta - L1
© Hufton+Crow

Recentemente atribuído pela Associação Internacional de Transporte Aéreo, o código do aeroporto é "PKX" define um novo padrão em serviços de transporte aéreo, atendendo à crescente população da região em um terminal de passageiros compacto e eficiente, adaptável para crescimento futuro.

© Hufton+Crow

Guiados pelos princípios da arquitetura tradicional chinesa, os espaços são organizados interconectados em torno de um pátio central. O desenho do aeroporto guia todos os passageiros com facilidade pelas áreas de partida, chegada ou transferência até o grande pátio em seu centro, um espaço para reuniões com várias camadas no coração do complexo.

© Hufton+Crow

Seis formas fluidas dentro do teto abobadado alcançam o chão para apoiar a estrutura e trazer luz natural para dentro, direcionando todos os passageiros para o pátio central. A luz natural também entra através de uma rede de claraboias lineares que fornecem um sistema de navegação intuitivo em todo o edifício, guiando os passageiros para suas portas de saída. Seções estruturais de até 100 metros criam espaços públicos generosos e permitem o maior grau de flexibilidade para qualquer reconfiguração futura.

© Hufton+Crow

O design radial compacto da estrutura permite que um número máximo de aviões seja estacionado diretamente no aeroporto, com distâncias mínimas do centro do edifício, proporcionando conforto excepcional aos passageiros e flexibilidade nas operações. 79 portas com pontes aéreas conectam-se diretamente à estrutura que pode receber rapidamente os passageiros de seis aviões A380 simultaneamente.

© Hufton+Crow

Cinco píeres de aeronaves irradiam diretamente do pátio central principal do aeroporto, onde estão localizados todos os serviços e comodidades para passageiros, permitindo percorrer distâncias relativamente curtas pelos corredores, sem a necessidade de trens de ligação automatizados. Como resultado, o design compacto da estrutura minimiza as distâncias entre o check-in e a porta, bem como as conexões entre as portas para a transferência de passageiros. Essa configuração radial garante que o portão de embarque mais distante possa ser acessado em um tempo de caminhada de menos de 8 minutos.

© Hufton+Crow

A geração de energia fotovoltaica é instalada em todo o aeroporto para fornecer uma capacidade mínima de pelo menos 10 MW. O aquecimento centralizado de Beijing Daxing, com recuperação de calor residual, é apoiado por um sistema de  calor por fonte terrestre que incorpora uma área concentrada de fornecimento de energia de quase 2,5 milhões de metros quadrados.

© Hufton+Crow

O aeroporto também implementa a coleta de água da chuva e um sistema de gerenciamento de água que emprega armazenamento natural e purificação natural de até 2,8 milhões de metros cúbicos de água em novas áreas úmidas, lagos e córregos para evitar inundações e neutralizar o efeito da 'ilha de calor' do verão no microclima local.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Daxing, Pequim, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Aeroporto Internacional de Beijing Daxing / Zaha Hadid Architects" [Beijing Daxing International Airport / Zaha Hadid Architects] 30 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925631/aeroporto-internacional-de-beijing-daxing-zaha-hadid-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.