Editora Escola da Cidade lança publicação sobre o desenho no Brasil

O livro, fruto de aulas ministradas na Escola da Cidade, foi organizado e concebido pelo artista e professor Claudio Mubarac

A Editora Escola da Cidade, da Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo promove no próximo dia 4 de outubro, às 19h30, o lançamento do livro “Sobre o desenho no Brasil”, organizado e concebido pelo artista e professor Claudio Mubarac. A partir de uma série de aulas ministradas no curso de Projeto da Escola da Cidade, se originou a ideia de publicá-las em forma de texto. Aos poucos se somou ao livro um mosaico de documentos históricos das elaborações sobre a importância do ensino do desenho no Brasil. Por fim, foi associado a cada um dos textos um ensaio visual contemporâneo ao momento em que foi escrito, estabelecendo um diálogo entre imagem e texto.

O lançamento acontece na sede do IAB-SP (Instituto de Arquitetos do Brasil). Participaram do debate três gerações de pensadores da prática do desenho no Brasil: Claudio Mubarac, organizador e idealizador do projeto; Ana Belluzzo, historiadora de arte e curadora e Gilberto Mariotti, artista e professor de desenho e história da arte na Escola da Cidade.

SOBRE A PUBLICAÇÃO
“Assim, estendemos a carta de Lebreton relacionada aos desenhos de Debret; especulamos com os estudos de Henrique Bernardelli aspectos do discurso de Rui Barbosa; anotamos o programa sobre o ensino de desenho de Lucio Costa com suas próprias incursões visuais na arquitetura portuguesa; procuramos os atritos e a “veemência lírica” do desenho de Mário de Andrade nos “rabiscos” de Lasar Segall; propusemos que tanto Artigas quanto Flávio Motta discursassem pelo desenho e pela escritura, através dos cortes e das suturas. E, no último texto, de minha autoria, convidei oito artistas com que tenho mantido longas conversas sobre desenho nas últimas três ou quatro décadas para que juntassem às minhas suas anotações visuais.”, explica Claudio Mubarac sobre o desenvolvimento da publicação.

Título: Sobre o desenho no Brasil
Organizador: Claudio Mubarac
260 páginas
ISBN:978-85-64558-44-1
Preço R$70,00

SERVIÇO
Lançamento do Livro “Sobre o desenho no Brasil”, org. Claudio Mubarac

• Data: 04/10/19 (sexta-feira)
• Horário: 19h30
• Local: IAB-SP (Rua Bento Freitas, 306)
• Mais informações: www.ec.edu.br

Evento aberto ao público.

  • Título

    Editora Escola da Cidade lança publicação sobre o desenho no Brasil
  • Tipo

    Lançamento de Produto ou Livro
  • Organizadores

    Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • De

    04 de Outubro de 2019 07:30 PM
  • Até

    04 de Outubro de 2019 09:30 PM
  • Onde

    IAB SP
  • Endereço

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Editora Escola da Cidade lança publicação sobre o desenho no Brasil" 25 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925499/editora-da-cidade-lanca-publicacao-sobre-o-desenho-no-brasil> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.