Living Zamá / Rocha + Rodrigues Arquitetos

Living Zamá / Rocha + Rodrigues Arquitetos - CadeiraLiving Zamá / Rocha + Rodrigues Arquitetos - CadeiraLiving Zamá / Rocha + Rodrigues Arquitetos - Tijolo, Cadeira, Jardim, PátioLiving Zamá / Rocha + Rodrigues Arquitetos - Mesa, CadeiraLiving Zamá / Rocha + Rodrigues Arquitetos - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: Rocha e Rodrigues Arquitetos; Rocha e Rodrigues Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  60
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Lucas Assis
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Biancogres, Chaos Group, Codex, Idelli Ambientes / Idelli Salvador, Itens, Líder Interiores, Saint-Gobain, Trimble
  • Engenharia: DM Engenharia – Danilo Melo
  • Paisagismo: Galpão 5
  • Colaboradores: Lider Interiores
  • Arquitetos Responsáveis: Rodrigo Rodrigues, Marcelo Rocha
  • Equipe De Projeto: Mateus Maia, Bruna Ricci
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Living Zamá / Rocha + Rodrigues Arquitetos - Cadeira
© Lucas Assis

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com conceito arrojado e contemporâneo, o escritório de arquitetura criou um living inspirado na antiga cidade de Zamá, hoje conhecida como Tulum no México. Essas características deram nome ao Living Zamá que relembra a cidade amuralhada de Tulum, onde hoje funciona uma das praias mais luxosas em seu entorno com hotéis e resorts. Além de ser uma praia paradisíaca na costa caribenha, a praia possui areia branca e vegetação característica, trazendo charme e beleza ao local. Essas premissas foram ponto de partida para idealização do projeto e conceituar o living urbano, mas que não perdesse as características praianas.

Living Zamá / Rocha + Rodrigues Arquitetos - Sofá, Mesa
© Lucas Assis

Conectados com o tema A MAR, tomamos como ponto de partida os elementos que simbolizam o mar: água, areia, pedras, madeira e texturas naturais. Tons beges lembram a areia, a palha, a madeira e foram aplicados nos tecidos do sofá e nas cadeiras do jantar mostrando que conforto e sofisticação podem andar juntos no design. Em contraponto aos tons crus, os veios da madeira e do verde trazem tranquilidade e bem estar, além de reforçar o conceito “Urban Jungle”, onde o verde fica ainda mais presente dentro de casa. Na contramão do clima rústico, recriamos um espaço com requinte, que pode estar inserido em qualquer cidade urbana do mundo. A casa com cara de casa é algo que levamos como premissa em todos os nossos projetos.

Living Zamá / Rocha + Rodrigues Arquitetos - Mesa, Cadeira
© Lucas Assis

Os elementos que representam o mar interagem no espaço de maneira sutil. As texturas naturais como a palha e a madeira, estão presentes nos acabamentos do mobiliário, com na cadeira Sal da Plataforma 4, na Poltrona Areia/Soleta e também nas texturas no Sofá Gomos da Suíte Design para Líder Interiores onde utilizamos três tipos diferentes de tecido, levando movimento e sutileza ao mobiliário. A a mesa Isla, desenhada pelo nosso escritório em mármore Branco Jafha é composta por duas “paletas”, duas ilhas que se encontram, mas tem bases diferentes. A ideia é mostrar que um mesmo material pode ter usos diferentes e ainda assim trabalhar em harmonia. Um dos lados é sustentado por 7 barras metálicas de latão, enquanto o outro tem pés tridimensionais no mesmo marmore.

Living Zamá / Rocha + Rodrigues Arquitetos - Mesa, Cadeira, Janela
© Lucas Assis

Criando uma atmosfera intimista, a cortina em Fibra de Bananeira da Nicaragua e a cortina em fibra de bambu, deixam a luz entrar de forma sutil. Ambas filtram a luz que bate sob a pedra cimentícia e relembram as muralhas de calcário que cercavam a antiga cidade de Zamá. Esta mesma luz ilumina as obras de arte distribuídas pelo Living. Um quadro de Floriano Teixeira de 1996, retrata em diversas janelas dentro do mesmo quadro um olhar colorido, além da escultura de Eduardo Custódio, chamada Nostalgia. Ele faz um mergulho no passado, com sutiliza é um dos pontos mais observados no espaço. A arte imita a vida e a vida tenta entender a arte. Esta frase descreve o artista Diogo Miranda, que pintou uma tela especialmente para caber na estante modulada que permeia todo o living. Ambos se conectam como se tivessem sido feitas pelo mesmo artista. Este é o principal conceito do ambiente: conectividade que gera afeto.

Living Zamá / Rocha + Rodrigues Arquitetos - Cadeira
© Lucas Assis

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Living Zamá / Rocha + Rodrigues Arquitetos" 28 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925423/living-zama-rocha-plus-rodrigues-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.