Refúgio Baía de Todos os Santos / Sotero Arquitetos

Refúgio Baía de Todos os Santos / Sotero Arquitetos - Madeira, Prateleira, Dormitório, Cama, VigaRefúgio Baía de Todos os Santos / Sotero Arquitetos - SofáRefúgio Baía de Todos os Santos / Sotero Arquitetos - Prateleira, CadeiraRefúgio Baía de Todos os Santos / Sotero Arquitetos - Mesa, Sofá, CadeiraRefúgio Baía de Todos os Santos / Sotero Arquitetos - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: Sotero Arquitetos; Sotero Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tarso Figueira
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Básica Home, Componasse, Luminatta, Natural Stone, Trimble, Triângulo / We Do, Unifex / Uniza, ZWsoft
  • Clientes: Casas Conceito 2019
  • Engenharia: Eng Construtora
  • Paisagismo: Alex Sá / Terra Verde Paisagismo
  • Arquitetos Responsáveis: Adriano Mascarenhas, Viviane Vieira
  • Equipe De Projeto: Fernando Teixeira, Catarina Leite, Beatriz Britto
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Refúgio Baía de Todos os Santos / Sotero Arquitetos - Mesa, Sofá, Cadeira
© Tarso Figueira

Descrição enviada pela equipe de projeto. A paisagem litorânea, uma inspiração cotidiana para os arquitetos soteropolitanos Adriano Mascarenhas e Viviane Vieira,  harmoniza-se perfeitamente com o estilo contemporâneo e atemporal de projetar. Para a mostra das Casas Conceito foi pensado um ambiente representativo de um refúgio de praia urbano para um casal cosmopolita que valoriza a genuína beleza beira mar. A escolha foi privilegiar materiais em um espaço luminoso, com linhas puras e traços leves, refletindo a linguagem do escritório. O espaço de 100m² traz a composição de revestimentos, madeiras e tecidos em tonalidades neutras, apresentando uma combinação entre as nuances delicadas do Limestone Crema Catalunha, em acabamento escovado e do piso em madeira Pequi Almond, conhecido como Carvalho da Amazônia.

Refúgio Baía de Todos os Santos / Sotero Arquitetos - Mesa, Cozinha, Cadeira, Bancada, Pia, Janela, Viga
© Tarso Figueira
Planta - Layout
Refúgio Baía de Todos os Santos / Sotero Arquitetos - Mesa, Prateleira, Cadeira, Viga
© Tarso Figueira

Ainda neste contexto, buscou-se incorporar obras de artistas representativos do quadro contemporâneo da arte. O projeto explora o uso da marcenaria artesanal, apresentando forro, nichos, painéis, armários e estantes desenhados pelo escritório. Todo mobiliário foi estruturado com aproveitamento de chapas de MDF defeituosas e laminadas no local com chapas de 6mm, buscando melhor aproveitamento de material e gerando menor custo para o projeto.

Refúgio Baía de Todos os Santos / Sotero Arquitetos - Madeira, Prateleira, Dormitório, Cama, Viga
© Tarso Figueira

Outro ponto marcante do ambiente são os móveis assinados por designers brasileiro. A Poltrona Carbono 26 criada por Marcus Ferreira, a Poltrona Beg, do designer Sérgio Rodrigues, a Cadeira Menna, atualmente produzida por Fernando Mendes, a Poltrona Astúrias, trabalho do Atelier Carlos Motta, o Sofá e Cama Gap, lançados em 2019 pelo Designer Bruno Faucs, bem como a Mesa de Jantar Dinn e Cadeiras Ella, assinados por Jader Almeida. O resultado traduz-se num ambiente acolhedor, de formas simples, com equilíbrio nas composições e em harmonia com a paisagem marítima, própria da Baía de Todos os Santos.

Refúgio Baía de Todos os Santos / Sotero Arquitetos - Imagem 19 de 24
© Tarso Figueira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Refúgio Baía de Todos os Santos / Sotero Arquitetos" 28 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925422/refugio-baia-de-todos-os-santos-sotero-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.