Espaço de contemplação OCA / Murad Sarrià Arquitetura + Bárbara Barbi Arquitetura

Espaço de contemplação OCA / Murad Sarrià Arquitetura + Bárbara Barbi Arquitetura - Cerca, Terraço, Corrimão, Jardim
© Gustavo Xavier

Espaço de contemplação OCA / Murad Sarrià Arquitetura + Bárbara Barbi Arquitetura - CercaEspaço de contemplação OCA / Murad Sarrià Arquitetura + Bárbara Barbi Arquitetura - CercaEspaço de contemplação OCA / Murad Sarrià Arquitetura + Bárbara Barbi Arquitetura - Cerca, Terraço, Corrimão, JardimEspaço de contemplação OCA / Murad Sarrià Arquitetura + Bárbara Barbi Arquitetura - Fachada, Jardim, Terraço, AidoEspaço de contemplação OCA / Murad Sarrià Arquitetura + Bárbara Barbi Arquitetura - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: Bárbara Barbi Arquitetura, Murad Sarrià Arquitetura; Bárbara Barbi Arquitetura, Murad Sarrià Arquitetura
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gustavo Xavier
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Amém Casa, Arcelor Mittal, Atelie Rodrigo Calixto, Divinal Vidros, Galeria Celma Albuquerque, Líder Interiores, Macal Madeiras, Marcenaria Santa Cecília, Marmoraria Phoenix
  • Obra: Construtora Brick
  • Paisagismo: Wanderlan, Kok Nature - Jardim desértico
  • Iluminação: A. De Arte
  • Cidade: Mangabeiras
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os jovens arquitetos cariocas Murad Mohamad (28) e Jessica Sarrià (28), foram os vencedores da edição mineira do Archathon, concurso de arquitetura voltado para profissionais em início de carreira. O concurso contou com 250 projetos inscritos e a premiação foi uma generosa área externa de 200 m2 na 25ª Casa Cor Minas. Jessica e Murad, que já têm seu próprio escritório NO Rio de Janeiro, contaram com a parceria da arquiteta mineira Bárbara Barbi (26) para este projeto. O trio é responsável pelo espaço OCA, no Palácio das Mangabeiras, obra de Oscar Niemeyer erguida nos anos 50 em um terreno de 42 mil m², em Belo Horizonte.

Espaço de contemplação OCA / Murad Sarrià Arquitetura + Bárbara Barbi Arquitetura - Cerca, Terraço
© Gustavo Xavier
Implantação
Espaço de contemplação OCA / Murad Sarrià Arquitetura + Bárbara Barbi Arquitetura - Mesa, Cerca, Terraço, Jardim, Pátio, Aido
© Gustavo Xavier

Batizado de OCA, a área externa que tem como plano de fundo a Serra do Curral, foi concebida com o intuito de proporcionar ao público uma experiência sensorial e de conexão com a natureza. "A Serra é muito bonita além de muito importante, a luz varia muito ao longo do dia, gerando diversas tonalidades. Desde o começo, sentíamos o desejo de criar um espaço de contemplação do local”, completa Murad. O trio se apropriou de formas naturais para criar o projeto, de modo que o espaço se integrasse com a natureza ao invés de destoar dela ou encobri-la de qualquer forma. A estrutura vertical é uma espiral composta por 420 ripas de metal oxidado sobre um deque de madeira. O conceito por detrás da OCA aliado à união entre as matérias primas e a ausência de linhas retas, forma um design totalmente orgânico no estilo Burle Marx.

Espaço de contemplação OCA / Murad Sarrià Arquitetura + Bárbara Barbi Arquitetura - Fachada, Jardim, Terraço, Aido
© Gustavo Xavier

“A OCA é uma escultura. Ela é o núcleo do projeto como um todo, mas o deck em si é composto por outros ambientes que criamos com base nos ideais do projeto, composto por sofás, chaises e mesas. O projeto ainda conta com um jardim desértico criado pelo nosso paisagista, Wanderlan Pitangui, tornando o projeto mais do que um ponto de contemplação para os visitantes, mas também um ponto de estar e relaxamento”, explica Jessica.
“A natureza também norteou intensamente a escolha dos materiais. A paleta de cor adotada no projeto remetem à montanha, que é um elemento onipresente no local”, acrescenta Barbara.

Espaço de contemplação OCA / Murad Sarrià Arquitetura + Bárbara Barbi Arquitetura - Jardim, Terraço
© Gustavo Xavier

Poucos metros à frente há um extenso corredor também projetado pelo trio que, com o desejo de fugir da obviedade de que ele fosse apenas um espaço de passagem, acabou criando o ponto mais instagramável da mostra. O corredor, conta com um painel ripado em fita com espelhos estrategicamente posicionados para refletir: a OCA, a Serra dos Curral, as cores do pôr do sol, as pessoas e os movimentos e luzes do evento. À frente do espelho, no teto do corredor, estão presos por cabos franceses balanços feitos de madeira queimada, do designer carioca Rodrigo Calixto, hot spot de selfies e todo o tipo de publicação em mídias sociais.

Espaço de contemplação OCA / Murad Sarrià Arquitetura + Bárbara Barbi Arquitetura - Madeira, Cerca
© Gustavo Xavier

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Palácio das Mangabeiras, Praça Efigênio de Sales, Mangabeiras, Belo Horizonte - MG, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Espaço de contemplação OCA / Murad Sarrià Arquitetura + Bárbara Barbi Arquitetura" 26 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925420/espaco-de-contemplacao-oca-murad-sarria-arquitetura-plus-barbara-barbi-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.