Sede da Valve / Clive Wilkinson Architects + JPC Architects

Sede da Valve / Clive Wilkinson Architects + JPC Architects - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos : Clive Wilkinson, FAIA, FIIDA, RIBA
  • Arquitetura: Clive Wilkinson Architects
  • Projeto Executivo: JPC Architects
  • Equipe: Sasha Shumyatsky, Grace Eun, Caroline Duncan, Chester Nielsen
  • Cliente: Valve Corporation
  • Engenharia Estrutural: Cary Kopczyski & Company (CKC)
  • Consultoria Luminotécnica: Stantec
  • Construtor : GLY Construction
  • Cidade: Bellevue
Mais informaçõesMenos informações
© Ema Peter

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova sede da Valve Corporation em Bellevue, Washington, consiste em mais de 12500 metros quadrados de escritório e espaço de comodidade, abrangendo nove pavimentos contíguos para mais de 500 funcionários. O crescimento constante da empresa, além de sua recente expansão para VR (realidade virtual) e desenvolvimento de hardware, levou o popular desenvolvedor de videogames a se mudar para o recém-concluído Lincoln Square, um empreendimento de uso misto de 31 andares. Trabalhando em conjunto com o arquiteto executivo de Bellevue, JPC Architects, a equipe de design da Clive Wilkinson Architects implementou uma solução de projeto dinâmico que incorporou um espaço de trabalho flexível e aberto para os departamentos de software e hardware da empresa com cafeteria, instalações de academia e ducha, salas de edição audiovisual, uma sala de exibição de mercadorias, uma sala de captura de movimento e várias áreas de entretenimento familiar.

© Ema Peter

Construindo a partir do Cabal System profundamente enraizado da Valve de equipes de projeto auto-organizadas e multidisciplinares, o novo local de trabalho é conformado por uma variedade de espaços de colaboração abertos e fechados. A planta flexível e interativa permite que as equipes expandam e contratem conforme necessário em torno das necessidades específicas da produção. O projeto combina espaços de reunião mais coletivos com postos de trabalho mais privativos, fornecendo um pouco mais de privacidade para o trabalho que exige esse tipo de aproximação. Mais importante, o caminho de circulação suporta não apenas o fluxo livre de pessoas que se deslocam por todo o escritório, mas também o fluxo livre de mesas de trabalho sobre rodas, à medida que os desenvolvedores se movem regularmente entre os espaços individuais. 

© Ema Peter

Em resposta à inclinação dos desenvolvedores de software para trabalhar no escuro, os arquitetos procuraram empregar o núcleo central não apenas como fonte secundária de iluminação suave, mas também como um meio de conectar o escritório a si próprio e ao mundo externo. O “brilho interno” das paredes centrais iluminadas continuamente destaca o caminho de circulação compartilhado nos pisos com paletas de cores que distinguem o nível para aumentar a localização, além de texturas quentes extraídas das paredes de concreto expostas. As paredes do saguão do elevador central e os painéis posteriores do depósito, colocados nas extremidades centrais de cada andar, fornecem telas brilhantes nas quais os personagens e as cenas provenientes dos jogos da Valve e a rica história são pintados, todos produzidos pelo talento criativo da empresa. Nos pisos centrais de recepção e de comodidade, os monitores digitais em altura total enriquecem o "brilho interno" com a mudança de cenas dos jogos da Valve, bem como o conteúdo extraído dos fóruns da comunidade na plataforma de distribuição da empresa: Steam.

© Ema Peter
© Ema Peter

Aqui, o projeto transcende as restrições da placa de piso do escritório. As escadas fornecem uma rota direta das áreas de hardware no andar mais baixo para as de software no nível mais alto. Assim como o conceito de núcleo central fornece experiências mais íntimas e sutis nos espaços de trabalho, se expandindo e alcançando os espaços comuns, as escadas são projetadas para serem compactas nas extremidades e se esticarem nos pisos de amenidades centrais. Nesses andares, as aberturas perimetrais ao sul atraem três andares de luz natural para revelar vistas amplas de Bellevue, Seattle e o noroeste do Pacífico.

© Ema Peter

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bellevue, Washington, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede da Valve / Clive Wilkinson Architects + JPC Architects" [Valve Headquarters / Clive Wilkinson Architects + JPC Architects] 28 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925359/sede-da-valve-clive-wilkinson-architects-plus-jpc-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.