Casa VM2 / Alejandro Szilak

Casa VM2 / Alejandro Szilak

Casa VM2 / Alejandro Szilak - Mais Imagens+ 14

Plottier, Argentina
  • Arquitetos: Alejandro Szilak; Alejandro Szilak
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  139
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Maju Franzan
  • Arquiteto Responsável: Alejandro Szilak
  • Colaboradora: Adriana Bongiovani
  • Cidade: Plottier
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Maju Franzan

Descrição enviada pela equipe de projeto. A obra é desenvolvida como uma caixa de metal coberta de chapa nas faces leste e oeste, deixando o norte e o sul entreabertos para os visuais e contato com o exterior. Essa relação com o meio ambiente é baseada no controle da privacidade do lar e na solução das necessidades levantadas pelas pessoas que o utilizam.

© Maju Franzan
© Maju Franzan

Localizada em um bairro nos arredores da cidade, o projeto repousa no terreno até os limites estabelecidos pela regulamentaçã, criando um retângulo de 107m² no pavimento térreo e 32m² no pavimento superior.

© Maju Franzan

A estrutura metálica é coberta externamente em suas faces laterais por uma camada de chapa ventilada opaca, enquanto a frente e superfície traseira são resolvidas por carpintaria com aberturas transparentes ou cegas, de acordo com a necessidade do espaço para o qual se abrem. A flexibilidade das fachadas norte-sul permite que a casa ventile transversalmente em todos os seus ambientes, em busca de conforto térmico e economia de energia.

© Maju Franzan

As decisões projetuais da casa foram baseadas na premissa de uma construção rápida e oganizada, pensando nos problemas do trabalho de acordo com as possibilidades técnicas do local. Assim, é escolhida uma construção a seco, que através de uma estrutura metálica modulada, não apenas cria um arranjo estrutural, mas também proporciona flexibilidade à planta. Essa regularidade estrutural permitiu o uso de componentes cnstrutivos e elementos auxiliares da maneira mais racional possível, reduzindo a diversidade e resolvendo todo o trabalho com 4 tipos de tubos estruturais.

© Maju Franzan

Isso consiste em um núcleo central de serviços, deixando a localização das funções primárias em seu perímetro, conseguindo assim, a livre circulação em toda a sua borda. Uma série de panos modulados, em vidro ou cegos, abrem-se ou fecham o contato com o exterior.

© Maju Franzan
© Maju Franzan

A investigação foi orientada ao desenvolvimento de um sistema metálico, que obtesse visuais através de um sistema de construção preciso e ordenado. As distâncias entre colunas definem um módulo básico, que domina a forma resultante, e onde a linguagem é deduzida de uma arquitetura discreta e rigorosa, alcançando, assim, um relacionamento entre a ordem visual e sistema construtivo.

© Maju Franzan

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa VM2 / Alejandro Szilak" [Casa VM2 / Alejandro Szilak] 25 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925342/casa-vm2-alejandro-szilak> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.