Hamburgueria Stout Burger / Vertentes Arquitetura

Hamburgueria Stout Burger / Vertentes Arquitetura - Mesa, CadeiraHamburgueria Stout Burger / Vertentes Arquitetura - Mesa, Bancada, Prateleira, VigaHamburgueria Stout Burger / Vertentes Arquitetura - Mesa, Cadeira, FachadaHamburgueria Stout Burger / Vertentes Arquitetura - Mesa, CadeiraHamburgueria Stout Burger / Vertentes Arquitetura - Mais Imagens+ 24

Jardim Nova Europa, Brasil
  • Arquitetos: Vertentes Arquitetura; Vertentes Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  267
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Lucas Lamy
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Eliane, Grupo Pizzinatto, Neorex
  • Equipe De Projeto: Arquitetos Adriano Couto, Denis Comandule
  • Telhas: Grupo Pizzinatto
  • Cidade: Jardim Nova Europa
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Hamburgueria Stout Burger / Vertentes Arquitetura - Cadeira
© Lucas Lamy

Descrição enviada pela equipe de projeto. Fomos contratados para realizar o projeto da primeira unidade da Stout Hamburgueria, estabelecimento que até então só operava em modo delivery. Ao planejar a unidade física, os proprietários almejaram um projeto que trouxesse uma identidade espacial marcante e personalizada para a marca.

Hamburgueria Stout Burger / Vertentes Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Lucas Lamy

O imóvel eleito abrigava um salão de festas infantil, sem grandes atributos estéticos e ou infraestrutura capaz de abrigar uma cozinha industrial e demais necessidades de um empreendimento do gênero.

Hamburgueria Stout Burger / Vertentes Arquitetura - Bancada
© Lucas Lamy

O primeiro passo da obra foi prover o edifício das instalações necessárias para o correto funcionamento das instalações da cozinha e do salão de consumo. Partindo de um orçamento restrito de obra, optamos por distribuir os novos cabeamentos em eletrocalhas e eletrodutos aparentes, evitando gastos extras com rasgos nas paredes e acabamentos.

Hamburgueria Stout Burger / Vertentes Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Lucas Lamy
Planta - Pavimento térreo
Hamburgueria Stout Burger / Vertentes Arquitetura - Mesa, Bancada, Prateleira, Viga
© Lucas Lamy

Na área de consumo procuramos explorar uma interessante característica do imóvel original: a profundidade da porta de entrada até a parede do fundo do salão, que conforma um eixo predominante no sentido de quem acessa o prédio.   Baseando nesse eixo, desenhamos um conjunto suspenso de telas metálicas, cuja implantação, varrendo de uma ponta a outra do salão, buscou reforçar esse vetor longitudinal. O encaixe não ortogonal dos planos também tem a intenção de gerar um aspecto de movimento e dinamismo para o ambiente principal.

Hamburgueria Stout Burger / Vertentes Arquitetura - Prateleira
© Lucas Lamy

Com relação aos revestimentos, uma gama inteiramente nova de materiais e cores foi aplicada nas paredes, piso e lajes do edifício. A intenção foi trazer uma ambientação diferenciada para o salão, com inspirações fabris e rústicas. Nos valemos da criação de jogos de contrastes entre as superfícies, como por exemplo, aspecto cor (neutro versus laranja), ou trabalhando diferentes graus de opacidade de alguns materiais, do metal em estado cru a revestimentos cerâmicos esmaltados.

Hamburgueria Stout Burger / Vertentes Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Lucas Lamy

Algumas escolhas de revestimentos também se deram pelo quesito economia de gastos. Sendo o imóvel de grandes proporções, toda compra de material foi justificada para não estourar o restrito orçamento disponível para a reforma. Daí a escolha da telha trapezoidal simples como o revestimento chave do projeto. Contando com um preço bastante acessível, especificamos sua instalação por toda a extensão horizontal do prédio, das paredes internas do salão até a fachada, gerando também uma benvinda unidade estética para o projeto.

Hamburgueria Stout Burger / Vertentes Arquitetura - Tijolo, Prateleira
© Lucas Lamy

A iluminação foi detalhada para promover diferentes situações no campo estético e luminotécnico. Nesse sentido, mesclamos diferentes modelos de pendentes, arandelas e lustres decorativos, criando densidades e atmosferas distintas.  O grande protagonista da composição é o lustre-letreiro suspenso. Feito em chapas de aço dobradas no formato das letras que dão nome ao estabelecimento, possui lâmpadas redondas em LED que iluminam boa parte das mesas de consumo. Mais do que isso, a peça resgata um recurso estético com inspiração pop: algo que permite gerar uma identificação instantânea do empreendimento com seu espaço físico, funcionando como um marco afetivo na memória dos clientes, a parte à própria gastronomia.

Hamburgueria Stout Burger / Vertentes Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Lucas Lamy

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Eduardo Peixoto, 445 - Jardim Nova Europa, Limeira, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hamburgueria Stout Burger / Vertentes Arquitetura" 24 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925319/hamburgueria-stout-burger-vertentes-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.