Apartamento HR / StudioLIM

Apartamento HR / StudioLIM

Apartamento HR / StudioLIM - Pia, Janela, Bancada, CozinhaApartamento HR / StudioLIM - Imagem 3 de 24Apartamento HR / StudioLIM - Mesa, Madeira, IluminaçãoApartamento HR / StudioLIM - Pia, Banheiro, Bancada, Bacia Sanitária, JanelaApartamento HR / StudioLIM - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: StudioLIM; StudioLIM
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:André Mortatti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Deca, Neobambu
Apartamento HR / StudioLIM - Janela, Mesa, Iluminação, Cadeira
© André Mortatti

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento de 120m², situado na Vila Madalena, São Paulo, precisava de uma reforma geral, visto que estava com acabamentos, instalações e layout originais, datados para uma época de outras necessidades.

Apartamento HR / StudioLIM - Mesa, Janela
© André Mortatti

Para valorizar o imóvel e reconfigurar o layout para as necessidades atuais algumas soluções foram adotadas: O Banho1 não possuía tamanho suficiente para novo layout, por isso aumentamos a área do box, fazendo com que ele ficasse enclausurado e fora da vista, garantindo privacidade na hora do banho.

Apartamento HR / StudioLIM - Imagem 3 de 24
© André Mortatti

Na Suíte Master, avançamos 60cm para dentro da sala, ganhando um corredor de armário, suficiente para um casal. No banho da suíte utilizamos o espaço do antigo armário para a nova e maior bancada, invertendo o layout do quarto, que antes só era possível de uma maneira.

Apartamento HR / StudioLIM - Cama, Dormitório
© André Mortatti
Planta - Layout
Apartamento HR / StudioLIM - Pia, Banheiro, Bancada, Bacia Sanitária, Janela
© André Mortatti

Demolimos toda ligação entre sala cozinha, movendo esta, antes escura e enclausurada, para a espaçosa e iluminada área de serviço, que agora ocupa o espaço do dormitório de funcionário, que em pleno século 21 é completamente fora de contexto em um apartamento dessa metragem.

Como utilizamos o banho serviço para instalar o maquinário da climatização, pois não era permitido instalar a condensadora fora, acabamos transferindo este para a antiga despensa. O espaço do maquinário também serve de locker de limpeza.

Apartamento HR / StudioLIM - Pia, Janela, Bancada, Cozinha
© André Mortatti

Com a abertura total da ligação entre sala e cozinha, mantivemos a caixa do lavabo como elemento de destaque, revestida com uma chapa de mdf perfurada laqueada desenhada por nós. Utilizamos as vigas como diretrizes da nossa estética, trabalhando os volumes a partir do que era imutável.

Apartamento HR / StudioLIM - Cadeira
© André Mortatti

Na escolha de não rebaixar o teto, já que a altura do pé-direito é limitada, utilizamos os trilhos de iluminação, permitindo o ajuste às mudanças de layout. Reforçando uma das características do nosso escritório, o mobiliário é "descolado" da alvenaria e garante fluxo em quase 100% do perímetro.

Apartamento HR / StudioLIM - Imagem 8 de 24
© André Mortatti

Na paleta de cores neutras e atemporais,  os traços de arquitetura escandinava mesclam com peças de design contemporâneo brasileiro. Para aquecer o ambiente e contrastar com as paredes brancas e marcenarias em tons de cinza, foi instalado réguas de Carvalho (Neobambu). Um retrofit total, trazendo o apartamento dos anos 80 para o presente...e adiante.

Apartamento HR / StudioLIM - Cama, Prateleira, Dormitório
© André Mortatti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vila Madalena, São Paulo - State of São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento HR / StudioLIM" 24 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925318/apartamento-hr-studio-lim> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.