Renovação da Piazza San Michele / VPS Architetti

Renovação da Piazza San Michele /  VPS Architetti - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: VPS Architetti; VPS Architetti
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  6
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Fratelli Madeddu, LEVOCELL, METALCO, SIMES
  • Cliente: Cidade de Cagliari
  • Colaboradores: Luigi Depperu, Maria Abascal Juste, Gianluca Anolfo
  • Consultores: Fernanda Gavaudò, (Cidade de Cagliari) paisagismo
  • Supervisão Da Obra: Daniele Vacca (Cidade de Cagliari)
  • Cidade: Cagliari
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
© Stefano Ferrando

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Piazza San Michele, o principal espaço público em uma das "periferias centrais" de Cagliari, foi baseado nos principais elementos geométricos e espaciais do local: a Via Abruzzi original, que atravessou a praça até a década de 1970, o eixo da igreja e o espaço oval da praça determinado pelas posições das principais árvores, em particular os pinheiros. A rua e os eixos cruzam o espaço oval para definir os principais caminhos de acesso que, por sua vez, determinam as linhas de árvores que formam a borda da praça.

© Stefano Ferrando

O espaço oval se fecha em frente à igreja com uma série de paredes ligeiramente curvas que redefinem a relação entre a praça, o espaço exterior da igreja e a própria igreja. As áreas verdes externas são levemente inclinadas para cima em direção à praça, delineando a área central em corte. Os canteiros e as áreas gramadas são fechados em formas ovais de diferentes tamanhos e, juntamente com os assentos e bancos, formam um sistema articulado de caminhos e espaços que não são apenas locais para relaxar à sombra, mas também impedem o acesso de veículos. Das mais de quarenta plantas, apenas cinco árvores localizadas nas vias de acesso ou dentro de áreas pavimentadas foram removidas. Além dessas, quatro ciprestes doentes e uma malaleuca foram substituídos por cinco alfarrobeiras.

Planta

As paredes curvas, que fecham o espaço oval, desempenham várias funções. A primeira, à esquerda da igreja, esconde a rampa existente para veículos e forma o pano de fundo da estátua do padre Abbo, uma figura amada por todo o bairro. A segunda, em um plano diferente em relação à primeira, redefine a elevação da igreja e contém duas escadas que levam ao nível superior da igreja. Essa parede possui uma grande abertura horizontal que fornece acesso por escada às salas de aula da igreja e de catecismo que são usadas com frequência no nível inferior.

© Stefano Ferrando

O novo sistema de assentos é constituído por elementos monolíticos de pedra artificial feita de cimento e agregados obtidos pela trituração dos mesmos resíduos de calcário usados nas superfícies pavimentadas. Os assentos no perímetro dos canteiros e ao redor do grande espaço central foram projetados para minimizar a manutenção e resistir ao vandalismo.

© Stefano Ferrando

A pavimentação foi feita em cimento homogêneo, moldado no local, com agregado de calcário aparente, com diferentes padrões e dimensões. O espaço central é organizado ao longo dos eixos que, marcados por uma faixa de pedra artificial, dão origem a seções subdivididas por juntas de dilatação em aço inoxidável, formando um padrão triangular. As seções ao longo das vias de acesso são retangulares e divididas por drenos transversais, enquanto o padrão das áreas verdes foi obtido através da conexão dos espaços ovais dos canteiros e assentos com linhas retas.

© Stefano Ferrando

A iluminação reforça as escolhas gerais de projeto. No perímetro, uma linha de postes de 8,2 metros de altura garante a iluminação da área central, enquanto os acessos e as áreas verdes são iluminados por luminárias de 80 cm de altura.

© Stefano Ferrando

O resultado é um projeto fortemente caracterizado que unifica os vários elementos que entram em jogo na definição da praça. A Piazza San Michele já foi um símbolo da decadência física e social do bairro; hoje tornou-se um lugar de redenção e orgulho, o símbolo de um processo que tende a aumentar a responsabilidade cívica e reforçar o sentimento de pertencimento da população.

© Stefano Ferrando

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cagliari, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Renovação da Piazza San Michele / VPS Architetti" [Renovation of Piazza San Michele / VPS Architetti] 04 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925243/renovacao-da-piazza-san-michele-vps-architetti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.