Casa JRZ / Arquitetare

Casa JRZ  / Arquitetare - Janela, Fachada, Jardim, AidoCasa JRZ  / Arquitetare - Mesa, IluminaçãoCasa JRZ  / Arquitetare - Imagem 4 de 19Casa JRZ  / Arquitetare - Madeira, Janela, CorrimãoCasa JRZ  / Arquitetare - Mais Imagens+ 14

Curitiba, Brasil
  • Arquitetos: Arquitetare; Arquitetare
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  685
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Stammer
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Bunese Metalúrgica, Gramarcal Granitos, Mármores, Portobello, Suvinil
Casa JRZ  / Arquitetare - Janela, Fachada
© Marcelo Stammer

Descrição enviada pela equipe de projeto. A partir da solicitação para preservar ao máximo o perfil natural do terreno, a condição foi de encontro com o a vontade da Arquiteta Elaine Zanon: o projeto foi desenhado deslocado para o fundo do lote (maior cota de nível), criando uma íntima integração, pela proximidade, com o Bosque de Preservação que faz divisa aos fundos.

Casa JRZ  / Arquitetare - Imagem 4 de 19
© Marcelo Stammer

A integração pode ser identificada por meio dos “painéis” de iluminação e ventilação da Escada, Bwc Master e Home Theater, assim como o Deck externo à cozinha, lugar perfeito para tomar um agradável café da manhã.

Casa JRZ  / Arquitetare - Mesa, Iluminação
© Marcelo Stammer
Planta - Pavimento Térreo
Casa JRZ  / Arquitetare - Madeira, Janela, Corrimão
© Marcelo Stammer

O grande desafio ficou com a área de lazer voltada para frente da residência, proposta para criar um percurso contemplativo de quem chega à residência, circula por uma passarela de espelho d ´água, cascata, jardins e piscina, convidando à entrada pelas três portas pivotantes do Living. O acesso é feito por um núcleo central, marcado do exterior para o interior, por um pé direito diferenciado e uma malha estrutural de cobertura alternada com vazios de muxarabi, zenitais de iluminação e forro de madeira.

Casa JRZ  / Arquitetare - Cadeira, Viga
© Marcelo Stammer

Destaque para a Piscina revestida em Limestone da Gramarcal, que proporciona a neutralidade e suavidade na composição com o piso externo. A Harmonia deste elemento de grande destaque valoriza o paisagismo e torna o acesso a residência uma agradável experiência. Destaque no Lavabo para o Contraste entre a Pedra Bronze Armani da Gramarcal, que compo~e toda a parede e bancada de forma suave, com o piso em porcelanato de tom claro, emoldurando a paisagem verde ao fundo. Destaque para o revestimento em Limestone da Gramarcal na Fachada que contrasta com a proposta de pintura de tons quentes. Destaque para a Churrasqueira da Bunese Metalúrgica no Espaço Gourmet com fechamento em vidro refletivo com sistema de porta guilhotina. A utilização deste sistema tornou o ambiente harmônico e conceitual.

Casa JRZ  / Arquitetare - Imagem 9 de 19
© Marcelo Stammer

Destacamos a passarela de acesso contemplativa pela área de lazer, portas pivotantes acima de 3 metros como acesso principal, malha estrutural na cobertura do núcleo central com pé direito diferenciado, muxarabi com desenho diferenciado, escada curva autoportante. Os interiores, embora seja uma casa contemporânea, a utilização de materiais naturais se faz muito presente na arquitetura de interiores. Destaque para o uso do Limestone, do piso em porcelanato sem brilho, da madeira e do elemento vazado (muxarabi). Este elemento é importante, pois cria efeitos de luz e sombra que instigam o observador para a contemplação.

Casa JRZ  / Arquitetare - Bancada, Iluminação, Pia, Cadeira, Janela
© Marcelo Stammer

O principal desaio foi realizar um Projeto moderno, prático e ao mesmo tempo atemporal, sofisticado e aconchegante respeitando ao máximo o perfil natural do terreno somado à integração da casa com a área verde e a área de lazer (piscina) voltada para a frente da Residência 

Casa JRZ  / Arquitetare - Janela, Fachada
© Marcelo Stammer

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa JRZ / Arquitetare" 19 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925045/casa-jrz-arquitetare> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.