Arena Adidas World of Sports / Behnisch Architekten

Arena Adidas World of Sports / Behnisch Architekten - Mais Imagens+ 26

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  52000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:David Matthiessen
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe, Atlas Schindler, AutoDesk, BOS GmbH Best of Steel, Boon Edam, CBL Chemobau Industrieboden, ECO Schulte & Co KG, Findeisen GmbH, GEZE, Gerflor, Gutmann, Kahrs, Lindner, MAARS, McNeel, Neuform-Türenwerk Hans Glock GmbH, Pagolux Interieur GmbH, RAICO, Renz System, Schüco, +2
  • Equipe De Projeto: Stefan Rappold, Conny Wust, Nadine Hoss, Carina Steidele, Dennis Wirth, Nevyana Tomeva, Martin Buchall, Jorge Carvajal, Laetitia Pierlot, Saori Yamane, Adriana Potlog, Ioana Fagarasan, Anna-Lena Wörn, Abdalrahman Alshorafa, Arlette Haker, Hamdy Saflo, Matteo Cavalli, Mahboubeh Shoeybi, Andreas Peyker, Nadine Waldmann
  • Clientes: Adidas AG
  • Engenharia Estrutural: Werner Sobek Stuttgart GmbH
  • Instalações : Rentschler und Riedesser
  • Iluminação E Elétrica: Raible+Partner GmbH & Co
  • Proteção Contra Incêndio: Endreß Ingenieurgesellschaft mbH, Oehmke + Herbert
  • Conforto Termoacustico : Bobran Ingenieure
  • Fachada: KuB Fassadentechnik
  • Projeto Luminotécnico : Bartenbach GmbH
  • Proejto Cozinha : SODA Project &Design GmbH
  • Sistemas De Transporte : PlanR
  • Linguagem Visual: Ockert und Partner
  • Paisagismo: LOLA Landscape
  • Construtor: Ed. Züblin AG
  • Construção Em Aço: ARGE WoS Stahlbau – Züblin Stahlbau GmbH, Stahl + verbundbau GmbH
  • Konrad Knoblauch Gmb H Interiores: Markdorf
  • Ganter Interior Gmb H Interiores : Waldkirch
  • Interiores : RENZ System Komplett Ausbau GmbH
  • Cidade: Herzogenaurach
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações
© David Matthiessen

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Adidas ARENA conforma um marco distinto no campus da adidas World of Sports em Herzogenaurach, na Alemanha. O novo prédio de escritórios e recepção marca a entrada principal do campus, recebendo visitantes da sede do World of Sports do grupo adidas e conferindo-lhe uma forte identidade visual. A arquitetura é funcional e expressiva, sua forma escultural enfatiza a paixão pelos esportes que a marca representa. Uma área útil de 52.000 metros quadrados fornece a quase 2.000 funcionários um espaço de trabalho moderno e sustentável, organizado sob princípios orgânicos e flexíveis.

© David Matthiessen

O conceito por trás do edifício se baseia em uma interação equilibrada entre transparência, paisagem e um conceito moderno de trabalho baseado na comunicação e interação nos campos profissionais, bem como na capacidade de resposta a desenvolvimentos futuros. O resultado é um marco impressionante formado por um volume abstrato que abriga três pavimentos com espaços para trabalho que pairam sobre uma paisagem modelada. O edifício, que é em partes acessível ao público, esculpe esta colina de pavimentos, a qual sinaliza a entrada do edifício e leva a um vasto átrio luminoso adequado para uma variedade de eventos.

© David Matthiessen
Planta - Segundo Pavimento
© David Matthiessen

O coração da arena é a dramática escada flutuante situada no átrio. Elevando-se através da luz brilhante e espaçosa, a escada leva os funcionários aos três andares de escritórios e oferece vistas interessantes tanto para o átrio, quanto para o exterior,  através do terraço, e também para os escritórios. O objeto funciona como uma “rua principal” central que une esses três níveis vertical e horizontalmente para criar um espaço ativo e suspenso no ar.

© David Matthiessen

Em cada andar, essa circulação central fica ao lado de seis cubos de cozinha, representando seis “cidades principais” caracterizadas por materiais, cores e tipos de móveis distintos, para formar endereços individuais dentro do edifício. Estas particularidades tomam forma e se estendem para o espaço de trabalho, incentivando o desenvolvimento de identidades locais diferenciadas, de acordo com o conceito de “cidades-chave”. Nos três pavimentos, as áreas de trabalho se alternam com as áreas para reuniões formais e informais, e zonas de lazer. Eles são organizados como aglomerados variados em torno de poços de luz de tamanhos diferentes, otimizados para fornecer ampla luz natural.

© David Matthiessen

A fachada foi equipada com um sistema de controle solar e sombreamento especialmente desenvolvido, adaptado à orientação de cada fachada, a qual otimiza a interação entre a máxima transmitância de luz, inclusive no inverno, e o ganho mínimo de calor. O sistema de sombreamento externo fixo consiste principalmente de folhas opacas e perfuradas montadas em uma moldura de alumínio. Graças à sua implementação de padrões atualizados de eficiência energética e ao uso extensivo de materiais recicláveis, o edifício foi submetido à certificação LEED Gold.

Corte CC
Corte AA

O projeto arquitetônico, que representou um desafio significativo em termos de engenharia estrutural, foi realizado com uma construção de aço e concreto. Por suas realizações em engenharia estrutural, o edifício ARENA foi homenageado com o Prêmio de Engenharia da German steel construction industry association bauforumstahl e. V. no início de 2019.

© David Matthiessen

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Adi-Dassler-Straße 1, 91074 Herzogenaurach, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Arena Adidas World of Sports / Behnisch Architekten" [Adidas World of Sports Arena / Behnisch Architekten] 17 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924962/arena-adidas-world-of-sports-behnisch-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.