Escola Secundária Integrada Berlin-Mahlsdorf / NKBAK

Escola Secundária Integrada Berlin-Mahlsdorf / NKBAK  - Mais Imagens+ 25

Berlim, Alemanha
  • Arquitetos: NKBAK; NKBAK
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  9360
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Thomas Mayer
  • Arquitetura: NKBAK
  • Equipe De Design: Nicole Kerstin Berganski, Andreas Krawczyk, Simon Bielmeier, Shanjun Yu
  • Clientes: State of Berlin represented by Senate administration for Urban development and Housing
  • Projeto Estrutural: Design Phase: Bollinger + Grohmann Ingenieure, Frankfurt am Main Execution: merz kley partner ZT GmbH, Dornbirn
  • Engenharia: Ecotec GmbH, Bremen
  • Paisagem: Franz Reschke Landschaftsarchitektur, Berlin
  • Proteção Contra Fogo: Wagner Zeitter Ingenieure, Wiesbaden
  • Gerenciamento Do Terreno: pcb Architekten, Berlin, Martin Putzmann
  • Cidade: Berlim
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações
© Thomas Mayer

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetar e construir uma escola é sempre algo especial: não quer mostrar as condições financeiras, burocráticas e administrativas que os edifícios das escolas públicas necessitam para emergir. E quer transmitir um sentido de abertura, clareza, estabilidade soberana e sabedoria inteligente aos alunos e professores. A partir de um bom edifício escolar, as crianças levam algo para as suas vidas - como um bom livro didático.

© Thomas Mayer
© Thomas Mayer

Conceito de design externo

O edifício da escola é projetado como uma estrutura alongada e sinuosa na direção norte-sul. As fachadas das salas de aula são, na sua maioria, orientadas para o oeste e para o leste. As salas de administração e as salas especializadas estão dispostas em áreas mais pequenas em direção ao norte ou ao sul, respectivamente. As fachadas refletem o uso do interior no espaço exterior. Todos os espaços utilizáveis são definidos por grandes fachadas envidraçadas com divisões verticais ou horizontais. As áreas dos corredores são fechadas com uma fachada totalmente transparente. Todas as superfícies envidraçadas - excepto a voltada ao norte - estão equipadas com uma proteção solar vertical total. As superfícies opacas da fachada são revestidas com grandes folhas de alumínio. As superfícies dos telhados são desenhadas como telhados planos com uma extensa cobertura verde; os tubos de água da chuva são colocados em frente das fachadas e podem ser facilmente inspecionados.

© Thomas Mayer

Conceito de design interior

O acesso ao edifício da escola é feito através de uma área de entrada central - um grande hall. O acesso vertical ao edifício é feito através de cinco escadas e uma escada aberta no hall. No total, a escola é composta por 32 salas de aula de diferentes tamanhos. Uma sala grande e divisível no rés-do-chão, com cozinha de aquecimento e balcão de refeições adjacentes, serve também como sala de jantar. As salas especializadas, as salas de administração e as salas de trabalho e de armazenamento necessárias para o uso completam o programa espacial da escola. O salão grande é o coração e o local de encontro comum da escola. Localizado no meio do edifício, todos os andares estão visivelmente conectados. Outras cinco escadarias estão disponíveis para acesso vertical e, ao mesmo tempo, permitem uma fácil fuga do edifício. Junto a estas escadas encontram-se as salas auxiliares e técnicas necessárias.

Planta - térreo
Corte A B

No piso térreo, como já mencionado, a sala multiuso está disposta centralmente ao lado do hall como uma grande área comum. Salas de arte e música com uma conexão exterior desejada também podem ser acessadas diretamente do hall. A administração pode ser encontrada no bloco de construção do norte no piso térreo.

© Thomas Mayer
Sports hall / Planta
© Thomas Mayer

Nos pavimentos superiores as salas de aula podem ser alcançadas diretamente a norte e a sul do hall. Os corredores extra largos mostram a importância e o uso do espaço, enquanto a atmosfera clara e clara permite um acesso livre, amigável e não agressivo. Áreas de recreação com contraste de cores facilitam a sua localização e, juntamente com as escadas igualmente coloridas, oferecem identidade.

© Thomas Mayer

As áreas menos frequentadas, como a biblioteca, as ciências da computação, etc., podem ser encontradas nos blocos de construção do norte e do sul. O corredor, que é menos largo aqui, permite também que o uso secundário destas salas seja experimentado estruturalmente.

© Thomas Mayer

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Berlim, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Escola Secundária Integrada Berlin-Mahlsdorf / NKBAK " [Integrated Secondary School Berlin-Mahlsdorf / NKBAK ] 02 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924848/escola-secundaria-integrada-berlin-mahlsdorf-nkbak> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.