Edifício residencial em centro urbano / Pepe Gascón Arquitectura

Edifício residencial em centro urbano / Pepe Gascón Arquitectura - Mais Imagens+ 24

Terrassa, Espanha
  • Arquitetos: Pepe Gascón Arquitectura; Pepe Gascón Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2203
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Aitor Estévez
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cortizo, Iris Ceramica, Marca Siber DFSKY1, Porcelaingres GmbH, Sistema Eterboard - Naturvex, Sistema de Aislamiento Térmico por el Exterior (SATE)
© Aitor Estévez

Descrição enviada pela equipe de projeto. O bloco residencial está localizado no centro urbano da cidade de Terrassa (Barcelona). Trata-se de um terreno retangular que faz esquina entre duas ruas, uma delas com grande fluxo de circulação.

© Aitor Estévez

A esquina se transforma, portanto, em um dos pontos mais importantes do projeto, graças a sua elevada visibilidade, destinando-se no térreo ao uso comercial com uma fachada de vidro.

© Aitor Estévez
Planta - Térreo
© Aitor Estévez

O cliente (investimento privado) nos exigiu duas premissas principais:

- Atingir o máximo aproveitamento do edifício em termos de área para a venda dos pavimentos;
- Criar um amplo leque de tipologias para abarcar um mercado maior.

© Aitor Estévez

Assim, o edifício consta de dois núcleos de escadas, cada um deles com sua altura correspondente à aplicação da legislação urbanística, assim como com acesso independente a partir da via pública. Além disso, o conjunto conta com um subsolo destinado a estacionamento para as unidades.

© Aitor Estévez

Os pavimentos superiores são destinados a apartamentos duplex com programa invertido - com os ambientes diurnos no espaço da cobertura e os noturnos no pavimento inferior - conseguindo, assim, que as áreas de estar gozem de maior qualidade espacial, melhores vistas, assim como de terraços abertos para a cidade.

© Aitor Estévez

A tipologia das residências de dois ou mais dormitórios aproveitam da fachada para a rua e do pátio interno, o que permite que tenham uma boa ventilação cruzada, acumulando os espaços de serviço na faixa central das mesmas.

© Aitor Estévez

Em termos de composição de fachada, optou-se por combinar vazios de dimensões variadas - de um, dois ou três módulos. Tais aberturas não estão necessariamente alinhadas e possuem um formato vertical cuja altura vai de laje a laje, incorporando elementos como o pilar e a caixa de persiana. A fachada se materializa com peças de porcelanato de grande formado, combinando duas cores, diversos formatos e disposições.

© Aitor Estévez

Na esquina gera-se uma mudança de plano incorporando uma espécie de tribuna, que se revela totalmente no primeiro e segundo pavimentos, enquanto o pavimento superior aparece fechado.

© Aitor Estévez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calle Galileo, núm. 189 - Terrassa (Barcelona) - Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício residencial em centro urbano / Pepe Gascón Arquitectura" [Edificio de viviendas en centro urbano / Pepe Gascón Arquitectura] 19 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924809/edificio-residencial-em-centro-urbano-pepe-gascon-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.