Museu de Arte Moderna de Odunpazari / Kengo Kuma & Associates

  • Arquiteto Responsável: Yuki Ikeguchi
  • Arquiteto Projeto: Yasemin Sahiner
  • Equipe: Man Wai Yiu, Anteo Taro Sanada
  • Cliente: Polimeks Holdings, INC.
  • Consultoria: Engenharia Estrutural: SIGMA
  • Engenharia Da Fachada: Ateknik Structural Design
  • Engenharia Mecânica: TEMA Engineering and Consulting Trade Ltd.
  • Construtora Geral: Polimeks Holdings, INC.
  • País: Turquia
Mais informaçõesMenos informações
© NAARO

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Museu de Odunpazari exibe a coleção de arte moderna turca pertencente ao seu proprietário e está situado na cidade de Eskisehir, onde ele nasceu e foi criado. O projeto materializa a ambição de promover a arte turca e contribuir culturalmente para a cidade. Eskisehir é conhecida como uma cidade universitária, onde a população jovem é grande e há uma atmosfera animada e ativa.

© NAARO

O terreno está localizado na área chamada Odunpazari. Está situado no limiar entre a recém-desenvolvida área urbana e a pequena escala das tradicionais casas de madeira otomanas. Essas casas de madeira, com volume em balanço no nível superior, foram construídas enfileiradas ao longo das pequenas ruas sinuosas que compõe a paisagem urbana, sendo bastante únicas e inesperadas.

© Batuhan Keskiner
© NAARO

Nosso objetivo é refletir essa qualidade da paisagem urbana no novo projeto arquitetônico do museu que se destaca na escala da cidade. Nossa estratégia de projeto é aumentar o volume empilhando pequenas 'caixas" para criar uma arquitetura de escala urbana. As caixas empilhadas no nível da rua dialogam com a escala das casas vizinhas e crescem mais altas em direção ao centro do museu para encontrar a paisagem urbana e se tornar um novo marco cultural da área.

© NAARO
© NAARO

As caixas empilhadas e intertravadas são projetadas em vários tamanhos para criar diversas escalas de espaço para exposições no interior. Os volumes no nível do solo oferecem oportunidades para obras de arte em grande escala, assim como instalações. As massas menores, nos níveis superiores, exibem obras de arte pequenas e íntimas. O átrio central, composto por blocos de madeira, conecta cada nível para permitir que a luz natural atravesse a claraboia acima.

© Kemal Seçkin
© Batuhan Keskiner

O nome desta área "Odunpazari" significa "mercado de madeira" em turco. O invólucro exterior do museu é composto por madeira em toda sua extensão, remetendo à história e à memória do local que costumava funcionar como mercado para comércio desse material.

© Kemal Seçkin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Odunpazarı/Eskişehir, Turquia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu de Arte Moderna de Odunpazari / Kengo Kuma & Associates " [Odunpazari Modern Art Museum / Kengo Kuma & Associates] 15 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924764/museu-de-arte-moderna-de-odunpazari-kengo-kuma-and-associates> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.